Inscrições abertas para o ‘Seminário Estadual sobre Cuidado Integral e Parentalidade Positiva na Primeira Infância’
Já estão abertas as inscrições para o “Seminário Estadual sobre Cuidado Integral e Parentalidade Positiva na Primeira Infância”, que acontece no próximo dia 09, no Auditório da Receita Federal, em Vitória, de 09h às 17h. Na oportunidade, também será realizado o Lançamento da 3ª Edição do Concurso de Boas Práticas pela Primeira Infância – BPIC.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1HUYFTJ9pmdz8r1srt1Zeg8fu7TiHPA4Ikpva1FDWQto
O evento tem o objetivo de fortalecer o conceito de parentalidade positiva no processo permanente de promoção e apoio ao pleno desenvolvimento e socialização da criança, com vistas à melhoria das interações, emoções, crenças, atitudes, práticas, conhecimentos e comportamentos dos pais ou responsáveis associados à prestação de cuidados integrais à criança.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), tem como público alvo: Gestores e Técnicos do Governo do Estado e dos Municípios das Secretarias Municipais de Assistência Social.
Na programação, estão incluídos profissionais de renome nacional e internacional, como: Miguel Fontes, Daffne Herrero e Ivânia Ghesti. A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, reforçou a importância do evento. “O seminário é de extrema importância pois capacita os gestores e técnicos com mais conhecimentos, habilidades e recursos para criar ambientes acolhedores, seguros e positivos, que promovem as relações e o bom desenvolvimento da criança”, afirmou.
Sobre os palestrantes:
Miguel Fontes é o fundador da PROMUNDO, uma das organizações líderes no envolvimento dos homens na paternidade, igualdade de gênero e saúde do homem. Foi reconhecido em 2020 pela American Quarterly Magazine uma das cinco principais lideranças em igualdade de gênero do hemisfério americano. Ele tem experiência no desenvolvimento e avaliação de impacto de programas de Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI), paternidades e masculinidades. Liderou o primeiro plano estratégico nacional para DPI no Brasil em 2001, em colaboração com o Ministério da Assistência Social. Ele também tem experiência em Avaliação de Impacto Social (AIS), coleta de dados, desenho de pesquisa e avaliação de projetos e mobilização social, e trabalhou em vários projetos de desenvolvimento de crianças e jovens. O seu campo de especialização é o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade na América Latina e nos Estados Unidos. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, possui mestrado em Relações Internacionais e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins.
Daffne Herrero tem Pós-Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É doutora pela mesma faculdade. Consultora do brincar pela IPA Brasil. Formação Internacional pela abordagem de pesquisa PARS (Sistema de Pesquisa Ativa Focado na Interação Adulto e Criança no Brincar - Playwork Action Research System). Especialista nos temas: brincar e desenvolvimento humano, escalas de avaliação neonatal e pediátrica, intervenção precoce, adequadores posturais de baixo custo e alto impacto, recursos terapêuticos infantis e inclusão escolar.
Ivânia Ghesti é doutora em Psicologia pela UnB (2008), especialista em Justiça da Infância e Juventude pela Universidade de Gênova/Itália (2006), Participou do Programa em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância em Harvard (2015), Analista judiciária, especialidade Psicologia, desde 1999, pelo TJDFT. Foi cedida à Câmara dos Deputados para assessorar a Frente Parlamentar da Primeira Infância na elaboração do Marco Legal da Primeira Infância (2013-2016). E ao Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério de Justiça para sua implementação (2018-2020). E ao CNJ para execução do Pacto Nacional pela Primeira Infância (2020-2024). Atualmente atua Coordenadoria da Infância e Juventude do TJDFT, para implementação da Política Judiciária da Primeira Infância.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 / (27) 99949-8105
ascom@setades.es.gov.br