11/02/2023 14h22 - Atualizado em 13/02/2023 14h03

Governo realiza sensibilização pelo fim do trabalho infantil no Sambão do Povo

Foto: Ana Freitas | Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveu uma ação de conscientização no Carnaval de Vitória. Na última sexta-feira (10) ocorreu a segunda edição do bloco carnavalesco “Não pule a minha infância”, em defesa dos direitos das crianças e adolescentes contra a exploração sexual e o trabalho infantil.

O bloco desfilou na avenida do Sambão do Povo abrindo oficialmente o Carnaval de Vitória, com direito a carro de som, bateria e samba enredo próprio. Cerca de 200 voluntários participaram da ação, distribuindo panfletos com material informativo e brindes para os foliões. O bloco contou com a participação especial da Primeira-dama Maria Virginia Casagrande, que foi nomeada madrinha do bloco. 

A iniciativa integra as estratégias de ação da equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-ES), para o ano de 2023. O principal objetivo é sensibilizar e informar o público capixaba sobre os graves danos, individuais e sociais, quando crianças e adolescentes são explorados laboral e sexualmente.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que participou da mobilização, parabenizou a equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pela iniciativa, ressaltou a importância das parcerias durante a ação e da campanha, já que o trabalho e a exploração sexual infantil, são problemas sociais graves em todo o País.

“O intuito principal da campanha é de sensibilizar a população contra a exploração sexual e o trabalho infantil, principalmente durante o Carnaval. Conscientizar a população da importância da proteção dos direitos e da dignidade de nossas crianças e adolescentes é um compromisso do governador Renato Casagrande com a proteção social em nosso estado”, afirmou Cyntia Grillo.

Além dos servidores da Setades, o bloco contou com as equipes municipais que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Metropolitana (Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica); a equipe do município de Aracruz e integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Feapeti); do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Criad). (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas / Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
ana.freitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard