24/09/2024 16h28

Governo do Estado promove seminário técnico regional do Sine

Foto: Vannessa Rocha Gomes | Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD), promove, nos dias 24 e 25 e setembro, o Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego – Região Sudeste. O evento acontece no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

O objetivo do encontro é compartilhar as boas práticas da rede SINE, disseminar as práticas e experimentações e promover a inteligência coletiva no âmbito do trabalho e da geração de renda, pelos diversos executores do Sine em território sudestino.

Durante o seminário, temáticas como a intermediação de mão de obra, orientação profissional, infraestrutura dos postos, capacitação de agentes e atendimento para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, terão espaço nas discussões e trocas entre os participantes, visando ao fortalecimento de ações para qualificação e fomento ao trabalho.

O público presente será composto por colaboradores e responsáveis por postos de atendimento no Espírito Santo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de integrantes dos Conselhos de Trabalho, Emprego e Renda, técnicos do MTE e parceiros da AFD.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, destacou que as apresentações e discussões realizadas durante o seminário contribuirão não só para aprofundar e ampliar as ações nas unidades do Sine no Espírito Santo, como de todo o Brasil. “É um olhar regionalizado e complexo, que nos leva a propor soluções e planejar as ações eficazes em nosso território, mas que também podem ser replicados em outras regiões, proporcionando ainda mais qualidade e eficiência no atendimento ao trabalhador”, afirmou.

Seminário Técnico Regional do Sistema Nacional de Emprego - Região Sudeste

24 e 25 de setembro de 2024
 Local: Auditório do Sebrae, Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória - ES

Dia 24 de setembro, terça-feira

8h30. Credenciamento
 9h. Apresentação cultural: Serenata D’ Favela
 9h30. Abertura Oficial. Ceter, AFD, SRT, MTE, Setades
 10h30. Coffee break
 11h. Panorama econômico e o mercado de trabalho no ES, com Pablo Silva Lira, Diretor Geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
 11h30. Projetos da Setades, com Cyntia Figueira Grillo, Secretaria estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.
 12h-14h.Almoço
 14h. Apresentação do projeto de cooperação da Agência Francesa de Desenvolvimento entre o MTE, Expertise France e France Travail.
 15h. Apresentação das experimentações e realizações do Projeto pelo estado piloto do Paraná Equipe do SINE Paraná, Suelen Glinski e Rafael Santos
 16h. Coffee Break.
 16h30. Apresentação do manual operacional do Diagnostico Territorial e entrega aos participantes para disseminação dessa prática Coordenador do projeto Ambroise Le Moal.
 17h. Encerramento.

Dia 25 de setembro, quarta-feira