14/08/2021 15h23 - Atualizado em 14/08/2021 15h26

Governo anuncia construção de Cras e adesão ao CDA pelo munícipio da Serra

O Governo do Estado segue trabalhando para transformar a vida dos capixabas. Na solenidade realizada na manhã deste sábado (14), o governador Renato Casagrande e a Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Fiqueira Grillo, assinaram o termo para a construção do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no bairro Laranjeiras. O município também fez a adesão ao Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA). Na mesma cerimônia, também foi entregue a obra de reforma da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Barcelona.

O novo Cras será construído no Bairro de Laranjeiras, com investimento de R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado e de R$ 700 mil em contrapartida do Município. A obra possibilitará a ampliação da rede socioassistencial da Região Metropolitana, aumentando a oferta de serviços que atuam com famílias e indivíduos em seus territórios, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.

“A Serra é a maior cidade do Estado, uma locomotiva que nos move. Estamos em parceria com a Prefeitura, entidades e população. Assim vamos transformando, de forma objetiva, a realidade da cidade. Estamos inaugurando a reforma dessa unidade da PMES aqui em Barcelona e em julho já havíamos entregue a unidade de Cidade Continental. Além disso, demos ordens de serviço para escolas e ginásios, inauguramos Campo Bom de Bola e estamos fazendo diversas obras estruturantes, como o Trevo de Carapina. Temos um desafio gigante pela frente, mas estamos transformando a realidade da Serra”, afirmou o governador.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

“O governador Renato Casagrande continua, desde seu mandato anterior, vem trabalhando para fortalecer e ampliar os serviços de proteção social no Estado. Serviços esses que se mostram essenciais a qualquer tempo, mas são ainda mais importantes nesse contexto de crise social agravado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, destacou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grilo.

Na ocasião, também foi assinado o termo de adesão do Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), que visa oferecer uma alimentação de qualidade às famílias e indivíduos em vulnerabilidade social. Os itens são produzidos por agricultores do próprio município em que vivem, além de garantir a renda dos pequenos produtores familiares locais.

A produção é adquirida pelas Prefeituras, com recursos repassados pelo Governo do Estado. Os alimentos são então destinados para indivíduos e famílias que são atendidos pela rede de proteção social e para instituições socioassistenciais parceiras. No município da Serra, o repasse financeiro referente ao CDA foi no valor de R$162.500,00, e beneficiará 25 agricultores familiares com valor de R$6.500,00 cada. Os alimentos adquiridos beneficiarão 17 unidades receptoras (entidades).

Também estiveram presentes, a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), Júnior Abreu (Esportes e Lazer) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o subsecretário de Gestão Administrativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Reinaldo Brezinski; os deputados estaduais Alexandre Xambinho e Bruno Lamas; os secretários de Estado, Cinthya Grillo (Assistência Social); os diretores-presidentes de órgãos, Givaldo Vieira (Detran|ES), Carlos Rafael (Junta Comercial), José Elias Marçal (IPAJM) e Madalena Santana (Imprensa Oficial); além de secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto