29/07/2021 09h37 - Atualizado em 29/07/2021 09h40

Governo anuncia construção de Centro de Referência Especializado Assistência Social em Pedro Canário

Foto: Patrícia Margotto

O governador do Estado, Renato Casagrande e a Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, anunciaram, nesta quarta-feira (28), a realização de um novo  investimento no município de Pedro Canário. Foi assinado o termo para a construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) no município. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 1 milhão.

Durante a solenidade realizada na Praça da Lagoa, que está passando por obras com o apoio do Estado, o governador reforçou a importância dos investimentos em todo o Espírito Santo. Estamos fazendo a construção de novos aparelhos de Assistência Social, reformando outros, fazendo o repasse de recursos, por meio do Fundo a Fundo e muitas outras ações nessa área para diminuir a desigualdade que, infelizmente, aumentou ainda mais durante essa pandemia”.

A assinatura do termo para construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) possibilitará a ampliação da rede de proteção social em Pedro Canário, que já conta com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Com a construção, o município poderá ofertar serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.

O Creas deve ainda buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. O Governo do Estado vai repassar cerca de R$ 1 milhão para a construção do Creas, sendo que devem ser investidos mais R$ 412.372,52 como contrapartida do município de Pedro Canário.

“Esse ato de hoje é de extrema importância, especialmente, em tempos de pandemia, quando os índices de violência aumentaram. O Creas é um equipamento que cuida, serve de referência e acompanha pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violência e têm seus direitos violados. O Governo do Estado está atento não somente à construção de prédios, mas também no investimento do custeio, que é muito difícil de mensurar, especialmente na assistência social. Pois trabalhamos não só com a obra física, mas também com a obra humana, pois temos como objetivo a dignidade, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”, destacou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grilo.

A agenda do Governador também contou com a entrega de vans aos municípios da região adquiridas com recursos de emenda parlamentar. Os veículos serão utilizados pelas secretarias municipais de Saúde para o Transporte Sanitário Eletivo, como, por exemplo, o deslocamento de pacientes para a realização de procedimentos regulados e agendados. Foram contemplados os municípios que compõem o Consócio Prodnorte. São eles: Vila Pavão, Ecoporanga, Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, Sooretama, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.

Também estiveram presentes no evento, o senador Marcos do Val; os prefeitos Elias Dal Col (Ecoporanga), Walyson José Santos Vasconcelos, o Mateusinho (Conceição da Barra), Daniel Santana (São Mateus), André Sampaio (Montanha), Alessandro Broedel (Sooretama), Atanael Passos (Mucurici), Uelikson Boone, o Bolinha (Vila Pavão), André Fagundes (Nova Venécia), Renato Barros (Boa Esperança), Jaime Santos Oliveira Júnior, o Jaiminho (Ponto Belo); os deputados estaduais Raquel Lessa, Freitas, Alexandre Xambinho, Rafael Favatto e Marcos Madureira; o superintendente de Saúde da região, Edilson Monteiro; além de vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

Samyra Ferreira
ascom@setades.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste