06/05/2022 16h32

Governador anuncia obras da Rodovia ES-320 e novos investimentos em Mantenópolis

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta sexta-feira (06), o início das obras de implantação e pavimentação da Rodovia ES-320, trecho: Entroncamento da ES-164 (São José de Mantenópolis) x Santa Luzia de Mantenópolis. As obras serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com investimento de R$ 47,19 milhões e prazo de execução de 730 dias.

Durante agenda no município, Casagrande anunciou novos investimentos nas áreas de educação, infraestrutura e assistência social. “Investir é fundamental e estamos realizando isso em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Essa rodovia que vamos iniciar a pavimentação é um sinal claro de que estamos priorizando o desenvolvimento dessa região. Investindo em infraestrutura trazemos desenvolvimento, fazendo com que que as pessoas melhorem suas casas, reduzindo os custos de empresas e agricultores para que aumentem as vendas e gerem cada vez mais receitas”, pontuou.

Ao lado do prefeito de Mantenópolis, Herminio Hespanhol, o governador falou sobre a importância dessa parceria com os municípios. “O Governo do Estado está junto com os municípios para que estes possam investir naqueles que mais necessitam do poder público. Não fazemos tudo o que as pessoas almejam, mas realizamos tudo aquilo que está ao nosso alcance”, frisou Casagrande.

As obras na Rodovia ES-320 abrangem um trecho de 16,5 quilômetros, que vai contar com pista simples com pavimentação TSD (Tratamento Superficial Duplo), acostamento, pontos de ônibus com abrigo para passageiros, além de uma nova sinalização horizontal e vertical.

Também serão implantadas cinco interseções ao longo nos seguintes pontos: Entroncamento da ES-320 com a ES-164; Entroncamento da Variante com a ES-164; Entroncamento da Variante com a ES-320; Entroncamento da ES-320 com o acesso a Vila Verde; e no Entroncamento da ES-320 com o acesso a Mantena/MG.

Para o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto, a obra representa um avanço na ligação dos municípios da região noroeste do Estado. “A pavimentação do trecho da ES-320 vai impactar diretamente na qualidade de vida da população, pois vai melhorar a locomoção de bens e pessoas, proporcionando conforto e segurança para quem trafega pelo local”, comentou.

Mais investimentos

O município também está sendo contemplado com recursos oriundos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). O Estado vai repassar R$ 3 milhões para a realização de obras na Escola Municipal (EM) Eliezer Eduardo Ribeiro e para construção de uma quadra de esportes. Com as melhorias na unidade escolar, será realizada manutenção de 82 vagas do ensino Pré-Escola e 30 vagas do Ensino Fundamental I, totalizando 341 crianças atendidas.

Por meio do Fundo Cidades, o Governo do Estado vai repassar mais R$ 2,47 milhões para aplicação em investimentos na área de infraestrutura e para elaboração da carteira municipal de projetos estruturantes. Além dos R$ 500 mil destinados aos projetos, os recursos serão aplicados na pavimentação e drenagem das ruas do distrito de São José; construção de um alambrado no campo do distrito de Santa Luzia; reforma da Praça Santa Luzia; além da execução de obras de calçamento rural no bairro Cidade Nova, no distrito de São José.

A secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Pedroso, destaca a importância do repasse de recursos para elaboração dos projetos, tornando os municípios capixabas aptos a captarem mais recursos não apenas com o Governo do Estado, mas também nos programas do Governo Federal e demais fontes.

“A liderança do governador tem sido fundamental para a promoção do desenvolvimento integrado de todo o Espírito Santo. Vale destacar ainda que, com a transferência de recursos fundo a fundo, eliminamos a burocracia e damos celeridade à aquisição de equipamentos e à realização de obras pelos municípios”, explicou Maria Emanuela Pedroso.

Além de todos esses investimentos, a ampliação e o fortalecimento da rede de proteção social do Espírito Santo seguem em frente. Em Mantenópolis, o governador Casagrande deu Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com investimento do Estado no valor de R$ 1 milhão. O novo equipamento socioassistencial será construído no bairro Querubino Paisante. O Creas atende a pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, uma rede de proteção social bem estruturada é de fundamental importância na garantia de direitos, especialmente das populações mais vulneráveis. “Os investimentos do Governo do Estado permitiram a construção e a reforma de dezenas de equipamentos de nossa rede. Tenho orgulho de fazer parte de um governo que não se intimidou diante das dificuldades, que não só manteve, como reforçou os investimentos na assistência, garantindo os avanços como os que vemos aqui hoje”, afirmou.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto