28/03/2022 16h12

Fundo Cidades: Estado anuncia repasses para investimentos em Iúna e Irupi

Foto: Gabriel Fritz/SEP

O Governo do Estado oficializou, nesta segunda-feira (28), a transferência de recursos do Fundo Cidades para os municípios de Iúna e Irupi, localizados na microrregião Caparaó. Ao todo, foram repassados mais de R$ 25 milhões para a elaboração de carteira de projetos estruturantes, aquisição de veículos e maquinário, além da realização de obras de infraestrutura e construção de novos equipamentos públicos.

O município de Iúna recebeu R$ 15,24 milhões para a execução dos serviços de recapeamento de ruas do Centro da cidade e dos bairros Quilombo e Guanabara, para a realização de tratamento de estradas vicinais na Comunidade de Rio Claro e construção de academia popular e do muro de contenção na Avenida Ademar Vieira da Cunha, além da aquisição de retroescavadeira, caminhão compactador de lixo e de veículos tipo van e micro-ônibus.

Já em Irupi, os recursos do Fundo Cidades são destinados a elaboração da carteira municipal de projetos, pavimentação da Serra da Butica, reforma e ampliação do Centro Assistencial “Maria Giovannina Gallotti” (Camag) e construção de Ginásio Poliesportivo (Arena Irupi), num investimento total de R$ 8,5 milhões.

Também foi dada a Ordem de Serviço para obras de calçamento rural nas localidades de Serra do Aventureiro e Saçuí, com investimento de R$ 780 mil. Foi anunciado ainda o repasse de R$ 1 milhão para construção do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e mais R$ 300 mil para a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

“É uma grande satisfação estar na região do Caparaó para fazer essas entregas. São investimentos pensados para potencializar o desenvolvimento dos municípios do Caparaó e melhorar a vida das pessoas. São importantes investimentos, que serão aplicados na aquisição de equipamentos agrícolas, veículos, infraestrutura urbana, assistência social, esporte e melhorias em aparelhos públicos”, afirmou o secretário de Estado do Governo, Álvaro Duboc, que representou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel, destacou que o Governo investe em todos os municípios capixabas para que o Espírito Santo cresça cada vez mais e de forma sistêmica. “Com o Fundo Cidades, estamos injetando recursos para a melhoria da qualidade de vida da população capixaba, viabilizando a realização de obras e a compra de equipamentos pelas prefeituras de forma menos burocrática. Assim, a execução dessas ações se torna mais ágil”, explicou.

“Já foram mais de 130 quilômetros de extensão em 280 comunidades de mais de 50 municípios do Estado beneficiadas com o Programa de Calçamento Rural. Também já realizamos a entrega de mais de 15 mil máquinas, equipamentos e acessórios agrícolas que contabilizam um investimento de quase R$ 100 milhões. Tudo isso graças a um Governo que trabalha para a qualidade de vida da população que trabalha e vive no campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz