31/08/2016 17h15 - Atualizado em 31/08/2016 17h19

Estado reativa câmara de discussão pela alimentação saudável

No dia 31 de agosto é comemorado o dia do Nutricionista. Criada para homenagear os profissionais que se dedicam a promover a qualidade de vida e a educação alimentar, a data tem ainda mais importância quando observamos o índice de sobrepeso e obesidade da população brasileira.

Na manhã desta quarta-feira (31), o Governo do Estado deu um importante passo na política de alimentação saudável e adequada, com a reativação da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo (Caisan-ES).

Atualmente presidida pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Câmara é composta por 13 Secretarias de Estado e é responsável por formular e implementar políticas e ações com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada.

O secretário Rodrigo Coelho lembrou que o desafio de todas as pastas que integram a Caisan-ES é enxergar como cada política pública afeta a garantia da população à alimentação adequada, e a partir disso articular políticas governamentais para contribuir com os avanços necessários.

“Já estamos pautados com a questão hídrica, florestal, a garantia logística ao agricultor individual e o uso de agrotóxicos. Na Câmara vamos nos debruçar nos serviços que já prestamos, e empregá-los para garantir que a cadeia da alimentação saudável opere plenamente. Este é um assunto que movimenta a economia”, detalhou Coelho.

O encontro contou com a participação da diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Gentil; do coordenador geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Gustavo Corrêa; dos membros da Caisan-ES e de técnicos da Gerência de Segurança Alimentar da Setades.

Para Patrícia Gentil o enfoque da agenda da segurança alimentar não é mais a fome ou escassez de alimentos. “Em dez anos – que é o tempo que a legislação nacional de segurança alimentar e nutricional existe – a temática mudou da fome e a falta de acesso à alimentação para uma realidade em que 57% da população brasileira encontra-se em situação de sobrepeso ou obesidade. Nossa movimentação agora prioriza conscientizar a população sobre a qualidade do alimentos que compõe sua dieta.”

Os participantes ainda discutiram sobre o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e a compra institucional no Programa de Aquisição de Alimentos, uma modalidade que incentiva a aquisição institucional de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Karla Danielle Secatto Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803 ascom@setades.es.gov.br

Fábio Andrade Tel: (27) 3636-6803 - fabioandrade@setades.es.gov.br