01/09/2016 15h17 - Atualizado em 01/09/2016 17h27

Estado participa de capacitação para membros de conselhos tutelares na Região Serrana

Qual o papel de cada instituição no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade? Como melhorar esse atendimento? Qual a importância de integrar a rede de atendimento e atenção para otimizar o trabalho? Esses e outros temas foram discutidos pelos membros do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemases) da Região Serrana, que aconteceu em Domingos Martins.

O encontro contou com a presença de representantes da Polícia Civil, Conselho Tutelar, prefeituras, e de categorias profissionais como assistentes sociais dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

A reunião contou com uma mesa redonda voltada para a capacitação dos membros de conselhos tutelares dos municípios participantes, da qual participou o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Rodrigo Coelho.

O secretário ressaltou a importância da integração entre os diversos atores que atuam na contenção dos riscos sociais que incidem sobre as crianças e adolescentes.

"Os cidadãos querem serviços públicos que funcionem, independente de qual esfera da administração pública que as atendam. Para isso, a integração é fundamental. Os conselhos titulares precisam conhecer a assistência social, que precisa conversar com nossos centros de referência, que devem estar trocando comunicação com a saúde e com a educação. É esse o conceito de rede, onde esses atores precisam se conhecer", defendeu o secretário.

Além da integração, o colegiado discutiu também como aperfeiçoar o atendimento para estabelecer um melhor fluxo de atendimento e também abordagens técnicas e éticas na abordagem às crianças, adolescentes e suas famílias.

Informações à imprensa:

Fábio Andrade