28/12/2022 17h20 - Atualizado em 28/12/2022 17h21

Estado inaugura equipamentos de Assistência Social e Campo Bom de Bola em Ibatiba

Foto: Flavia dos Santos Rodrigues | Gabinete Setades

A cidade de Ibatiba, a capital capixaba dos tropeiros, recebeu novos investimentos do Governo do Estado nas áreas de Assistência Social e Esportes. Na manhã desta quarta-feira (28), foi inaugurado o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além das obras de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O município recebeu ainda a revitalização do campo Bom de Bola do bairro Lacerda. Além dos secretários de Estado, o prefeito Luciano Pingo participou da solenidade.

A entrega dos dois equipamentos socioassistenciais aumentará a qualidade dos atendimentos ofertados à população e faz parte dos investimentos estaduais na infraestrutura física da rede de proteção social capixaba. Ao todo, o Governo do Estado já investiu quase R$ 50 milhões no fortalecimento e ampliação da rede socioassistencial em 51 municípios capixabas. Esse recurso contempla obras de reforma e construção de mais 68 equipamentos. Somente em Ibatiba foram investidos R$ 1,3 milhão.

O Cras e o Creas integram a estrutura do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. O Suas é um dos grandes responsáveis por atender e fazer a manutenção de boa parte dos direitos do cidadão e da família – principalmente aquelas que estão em situação de risco social.

“O Suas é um dos maiores e mais importantes sistemas de proteção social do mundo. Ainda assim, nos últimos anos, os recursos federais para a assistência minguaram significativamente. Porém, aqui no Espírito Santo, os recursos direcionados para a proteção social alcançaram patamares inéditos, possibilitando, dentre outros investimentos, a construção e a reforma de quase 70 equipamentos por todo o território capixaba”, destacou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

Ainda em Ibatiba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), inaugurou a revitalização do campo Bom de Bola do bairro Lacerda, um investimento de R$ 329 mil. Com essa entrega, já são 58 equipamentos deste tipo revitalizados em todo o Estado, sendo que a previsão é para o recondicionamento de mais de cem campos, chegando a um investimento da ordem de R$ 40 milhões.

Nesta ação, cabe à Sesport a instalação de um novo gramado sintético, de alto padrão e reconhecido pela Fifa como uma das melhores opções no mercado atualmente, sendo encontrada, por exemplo, em estádios e centros de treinamentos dos principais clubes brasileiros. Além disso, todo material necessário para a execução do serviço foi incluído no acordo com as prefeituras, como: mão de obra, inclusive para a preparação do solo, base, caixa de campo, sistema de drenagem e troca das traves.

As revitalizações são importantes para colocar novamente em uso alguns campos que já não estão sendo utilizados por conta de seus estados de conservação. Além de atender a comunidade, de forma geral, esses novos equipamentos também poderão ser utilizados pelas prefeituras para a realização de projetos esportivos com crianças e adolescentes.

“O Governo realizou nos últimos quatro anos os maiores investimentos em esportes da história do Estado. O programa de revitalização dos Campos Bom de Bola é mais uma mostra da nossa preocupação em levar infraestrutura esportiva para as comunidades de norte a sul do território capixaba. Estamos inaugurando um equipamento de primeiríssima qualidade que vai atender, principalmente, a nossa juventude”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br