24/10/2023 17h39 - Atualizado em 24/10/2023 17h47

Espírito Santo participa do 23° Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participa, nesta terça-feira (24), do 23° Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O encontro, que se estenderá até a quinta-feira (26), acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda (PE).

O evento reúne gestores de todo Brasil e tem como tema a “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”. A temática contempla discussões atuais e relevantes para o âmbito das políticas socioassistencias, tais como a nova estrutura do Bolsa Família, o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de políticas públicas e sociais aos imigrantes.

Para além do tema central, o encontro também propõe a correlação entr
e políticas sociais e democracia, com o lema Ampliar a proteção social e fortalecer a democracia, por um Brasil humanamente diverso e socialmente justo”.

De acordo com a secretária
de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Fiqueira Grillo, os desafios do Brasil e do Espírito Santo no âmbito da assistência estão intimamente ligados ao fortalecimento do regime democrático. "Não existe democracia sem justiça social, sem respeito à diversidade e sem a garantia de acesso a direitos para toda população. A proteção social, como política pública ampla, irrestrita e bem financiada, deveria ser compreendida como um importante garantidor democrático, pois o acesso a uma vida digna, cria condições para o exercício pleno da cidadania", afirmou.

Cyntia
Grillo participa do encontro como gestora estadual e presidente do Fórum nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), e estará à frente do painel “Direito à renda, atuação intersetorial e o novo Bolsa Família”. (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva.).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br