16/03/2016 16h55 - Atualizado em 17/03/2016 11h09

Encontro da assistência social discute novo pacto entre governos

Representantes dos governos municipal, estadual e federal irão debater meios para a definição do novo pacto federativo para a assistência social no Encontro Regional Sudeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), nos dias 17 e 18 de março, em Venda Nova do Imigrante. O objetivo é buscar alternativas para desonerar os municípios na prestação dos serviços sociais.

O tema do evento é ‘Plano Decenal – Concretizando o pacto federativo’ e contará com as presenças da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro; do governador Paulo Hartung e do secretário estadual de Assistência Social e Políticas para Mulheres (Seasm), Rodrigo Coelho, e demais autoridades.

Além da abertura oficial, o primeiro dia contará com três painéis sobre o plano decenal da assistência social, observando as diversidades estaduais e regionais e os pactos de aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no planejamento dos próximos 10 anos.

A programação do segundo dia terá debates sobre temas como a violação de direitos e participação social, por exemplo, em cinco grupos, que funcionarão simultaneamente. Também haverá oficinas de trabalho. O evento é organizado pelo colegiado capixaba de assistência social, o Cogemases.

“Este será um momento especial, porque os atores da assistência social de todas as esferas estarão reunidos para discutir como queremos e como devemos caminhar para conseguir reduzir os riscos sociais das famílias brasileiras”, disse Rodrigo Coelho.

Encontro Regional Congemas/Cogemases – Região Sudeste

Tema: "Plano Decenal - Concretizando o pacto federativo"

Data: 17 e 18/03/2016

Local: Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante