28/10/2021 14h49 - Atualizado em 28/10/2021 14h56

Cras estaduais recebem homenagem da Assembleia Legislativa

Foto: Lucas S. Costa | Assembleia Legislativa

A atuação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que integram a rede de proteção do Estado recebeu, nessa quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, a Comenda Ewerton Montenegro, que destaca ações, instituições e pessoas que trabalham em prol dos direitos humanos no Espírito Santo.

Ao todo, 29 Cras estaduais foram homenageados, em razão do atendimento amplo e sem discriminação, à população capixaba durante o período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Dessa forma, a rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social, mostrou-se um importante pilar da garantia de acesso a direitos básicos, prerrogativa constitucional em nosso país.

Além de homenagear esses importantes equipamentos, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, também foi homenageada com a mesma honraria.

A secretária também destacou o papel do Cras. “O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. É ali que a gente oferta serviços, programas, projetos, benefícios que possam dar proteção àqueles mais fragilizados, proteção social para uma situação de violação. E isso tem aumentado, porque nós passamos por uma situação de pandemia”, apontou.

Em todo Estado, são mais de 12 mil profissionais da Assistência Social registrados no sistema SUAS, distribuídos em 152 unidades do Cras e atuando nos 78 municípios capixabas, para garantis o atendimento a cerca de 362 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Também participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande; o representante da vice-governadora Jacqueline Moraes, Jorge Rodrigues Filho; a secretária municipal de Assistente Social de Ibitirama, Rosa Maria Jacinto da Silva; os prefeitos Claudemir José de Carvalho Neto (Dores do Rio Preto), Leandro Brasil (Divino São Lourenço) e Marcos Luiz Jauar (Guaçuí), além de deputados estaduais.

Homenageados com a Comenda Ewerton Montenegro

Cras região II – Jardim Asteca – Vila Velha;

Cras região III – Ilha das Flores – Vila Velha

Cras região IV – Alvorada – Vila Velha;

Cras região II – Centro – Vila Velha.

Samyra Ferreira
ascom@setades.es.gov.br