03/01/2020 19h36 - Atualizado em 10/01/2020 11h02

CRAS de Santa Leopoldina é inaugurado nesta sexta-feira (3)

A população de Santa Leopoldina recebeu, na tarde desta sexta-feira (03), um novo equipamento público para o atendimento socioassistencial. Trata-se do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A inauguração teve a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas, além de outras autoridades. O investimento total foi de R$ 761.224,94, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP).

Em sua fala, Casagrande apontou a parceria do Governo do Estado com o município e a importância da assistência para quem necessita de oportunidades:

“Nossa parceria com o município é forte desde nosso primeiro mandato. Estamos fazendo a rodovia que liga Santa Leopoldina a Santa Teresa. Além da infraestrutura, a área de assistência social também merece toda nossa atenção, pois a desigualdade social é o principal problema do nosso País. O CRAS se torna uma porta para quem está mais necessitado. Temos que ter clareza, uma ação forte da administração pública, para que a pessoa que nasce extremamente pobre não morra extremamente pobre. Precisamos dar oportunidades de estudar, trabalhar, para que possam sair dessa situação”, ressaltou o governador.

O novo equipamento deve beneficiar cerca de duas mil pessoas na região. O CRAS é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a programas sociais e atua no acompanhamento das famílias da região registradas no Cadastro Único. Esse fato foi lembrado pelo secretário Bruno Lamas, que também destacou a importância da entrega.

“O CRAS tem a intenção de prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos, como a violência intrafamiliar, dentre outras. Entregar um equipamento como esse, que integra a política de assistência e política do trabalho, nos faz ter a certeza de que o recurso público está sendo bem aplicado. É oportunidade para os mais necessitados”, disse Lamas.

Por meio das equipes nos CRAS, busca-se o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso à direitos e ao exercício da cidadania. O CRAS de Santa Leopoldina está localizado no Edifício Conilon situado à Rua Fernando Monteiro, no Centro do município.

Estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora Jaqueline Moraes; o prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho; além de secretários de Estado, dirigentes de órgãos, lideranças comunitárias, moradores e usuários dos serviços da Rede de Assistência municipal.

Mara Mulullo
ascom@setades.es.gov.br