28/05/2020 18h06 - Atualizado em 28/05/2020 17h42

Covid-19: Estado capacita instituições públicas e privadas de acolhimento de idosos

A fragilidade dos idosos à infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19), levou as Secretarias de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e da Saúde (Sesa) a se unirem, de maneira inédita, para a realização de reuniões remotas com os gestores das áreas nos  municípios. O objetivo é fornecer orientação quanto ao atendimento nos serviços de acolhimento de pessoas idosas no contexto de Emergência em Saúde Pública, decorrente da pandemia.

O primeiro encontro virtual aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) com os gestores da Assistência e da Saúde de Vila Velha. As próximas acontecem hoje (28) e amanhã (29), com representantes das áreas dos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Linhares e Aracruz.

 

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento, Cyntia Figueira Grillo, explicou que, com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), é de extrema importância realizar essas recomendações que serão transmitidas via videoconferência. “É necessário reforçar as orientações sobre o acolhimento dos idosos, no que se refere à adoção de medidas, procedimentos e reorganização da oferta do serviço, a fim de reduzir os riscos de transmissibilidade e apoiar o distanciamento social, primando pela segurança e saúde das pessoas acolhidas e dos profissionais”, destacou.

 

Cyntia Figueira Grillo acrescentou ainda que as reuniões/capacitações remotas foram pensadas pelo Grupo Técnico - composto pelo Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), Setades, Sesa e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi/ES). O objetivo é alcançar todas as unidades de acolhimento públicas e particulares com orientações para implantar as recomendações para prevenção e controle das infecções pelo novo Coronavírus nas instituições de longa permanência de idosos (ILPI).

 

Os interessados podem buscar informações, nos telefones: 3347-5696 e 99972-8454.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Mara Mulullo
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard