07/04/2016 15h57

Conselhos Estaduais ganham nova sede

Os Conselhos Estaduais de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado (Cedimes), de Assistência Social (Ceas) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) passaram a funcionar, a partir desta terça-feira (06), no 17º andar do Edifício Green Tower, em Barro Vermelho, Vitória, onde funciona a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Desenvolvimento (Setades), a qual são vinculados.  A mudança foi feita para oferecer melhor infraestrutura aos conselheiros, com espaço apropriado para as reuniões e atividades.

No novo posto do local já funcionavam os Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi). O secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Coelho, explicou que a medida foi apresentada aos Conselheiros, com a pactuação da medida, inclusive junto ao Colegiado de Gestores de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases).

“A instalação anterior demandava uma série de intervenções para atender às condições de trabalho que os conselheiros merecem. A realocação disponibiliza toda a infraestrutura da Secretaria: servidores, auditório, telefonia e internet, salas de reuniões e de apoio, biblioteca, além da facilidade de estacionamento. Tivemos forte apoio dos conselhos e suas mesas diretoras, e vamos continuar a trabalhar juntos, oferecendo o necessário para propiciar suas atividades fim.”

Coelho disse, ainda, que em breve irá ocorrer a posse da nova composição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Outras mudanças esperadas são a de responsabilidade pela Setades da gestão do Conselho Estadual do Trabalho e transferência de gestão do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes) para a futura Secretaria de Direitos Humanos.

Os Conselhos são compostos por representantes governamentais e da sociedade civil, normalmente com mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois, responsáveis por acompanhar a execução da política, assessorar os conselhos municipais, apreciar e acompanhar as ações e programas, controlar e fiscalizar a política, além do seu papel intrínseco de promoção e defesa dos direitos.

Ceas

O vice-presidente do Ceas, Carlos Ajur, considera o prédio onde fica a Setades com melhor infraestrutura para os conselheiros. “Há estacionamento e também estaremos mais próximos dos técnicos e subsecretários para sanar quaisquer dúvidas. Já trabalhei no Conselho Nacional, que fica no mesmo prédio do Ministério – nunca houve problema”, avaliou.

Cogemases

A presidente do Cogemases, Cyntia Grillo, avalia que a proximidade física da Setades será importante para o colegiado e trará mais comodidade aos gestores quanto à logística e à praticidade.

“O acolhimento dos nossos trabalhadores também há de ser considerado. Carrego sempre comigo a esperança de que todas essas ações quando efetivadas a partir do diálogo e da integração se reverterão diretamente em benefícios para todos”.

 

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726

ascom@setades.es.gov.br

 

Leandro Moreira

Tel: (27) 99861-9029 - (27) 3636-6803

leandromoreira@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard