03/04/2023 10h16 - Atualizado em 03/04/2023 12h33

Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda inicia calendário 2023

O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) realizou sua primeira reunião anual, referente às atividades do ano de 2023, nesta sexta-feira (31). Nesse primeiro encontro, entre os principais pontos de pauta, aconteceu a eleição da nova diretoria da entidade.

O Ceter estará sob a presidência de Jonas Coutinho Lisboa, servidor da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); e a vice-presidência de Regiane Kieper do Nascimento, servidora da Secretaria da Justiça (Sejus). A eleição foi realizada devido a alterações da composição da diretoria, que se encerra em julho 2023.

Além da eleição da nova diretoria, também foram destaques a aprovação da Prestação de Contas de 2022 e o Plano de Investimentos de 2023 dos recursos do Fundo Estadual do Trabalho (FET). Mas o grande ponto debatido e aprovado, foi o plano de apoio para criação e fomento dos conselhos municipais de trabalho.

De acordo com o subsecretário de Estado de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Carlos Roberto Casteglione Dias, o fortalecimento dos conselhos municipais será uma meta do Governo do Estado. “É de suma importância o desenvolvimento do controle social nas políticas públicas. E sabemos que um dos caminhos para a participação da sociedade, são os conselhos. A prioridade do Ceter, que terá todo suporte do Governo do Estado, por meio da Secretaria, será o apoio à criação desses órgãos em 15 municípios capixabas”, afirmou Castiglione, que esteve presente na reunião para apresentar-se à nova diretoria.

O conselho é um órgão deliberativo e paritário entre representantes do poder público, empregadores e trabalhadores vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e tem como meio fortalecer o controle social da política de trabalho estadual, estabelecendo diretrizes, prioridades e fomentando um contexto de articulação e aplicação das políticas, com a participação do setor público, do setor privado e dos trabalhadores.

Ana Freitas e Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br