24/06/2017 10h37 - Atualizado em 26/06/2017 10h46

Compra Direta de Alimentos: municípios recebem aporte para iniciar atividades

O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) inicia em breve suas atividades, fomentando a agricultura familiar e as boas práticas alimentares. Coordenado pela Secretaria de Estado de  Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o CDA foi implementado nesta sexta-feira (23), em evento que contou com a participação de prefeitos,  vereadores e entidades socioassistenciais da Região Sul do Estado.

O secretário da Setades, Carlos Casteglione, falou da parceria com os municípios e outros órgãos estaduais, como Seag e Incaper, para o desenvolvimento do CDA.

“Esse é um projeto da área da assistência social diretamente ligado à agricultura. Por meio dessa compra governamental estamos investindo R$ 3,9 milhões, para  junto aos municípios apoiar a agricultura familiar, garantindo a geração de renda para muitos produtores, também assistindo as unidades de atendimento da política de assistência
social”, informou o secretário.

Agricultores dos municípios de Alfredo Chaves, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Muniz Freire, Viana e São José do Calçado, em breve, poderão participar de processo seletivo para integrar o projeto. Os alimentos produzidos são destinados à rede da assistência social, atendendo a população que utiliza abrigos, centros de convivência, ou outros
equipamentos.

A Casa Lar Aconchego do Idoso no município de Alfredo Chaves será uma das entidades beneficiadas. O diretor da unidade, Alexandre Elói, ressalta a importância da iniciativa.

"Nos sentimos privilegiados por ser atendidos nesse projeto. Temos a certeza de que são produtos com qualidade garantida e que farão muito bem aos idosos de nossa instituição", agradeceu.

Para a agricultora Marta Costalonga, da Associação Comunitária Rural de São José do Cantalago, o CDA é uma forma de apoio ao trabalhador rural, gerando renda e valorizando os pequenos trabalhadores do campo.

CDA

Os municípios habilitados poderão selecionar de 15 a 60 agricultores familiares que atendam ao perfil socioeconômico definido, podendo adquirir produtos em até R$ 6,5 mil por ano, por unidade familiar. Ao todo, o Projeto CDA vai contemplar 16 municípios capixabas, abrangendo 34 unidades receptoras.

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br
Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803