14/04/2022 09h48

Casagrande inaugura ginásio de esportes e autoriza novos investimentos em Ponto Belo

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta quarta-feira (13), no município de Ponto Belo, na microrregião Nordeste, para fazer a inauguração de obras e o anúncio de novos investimentos. Casagrande fez a entrega do ginásio poliesportivo “Ezequiel Silva Esteves”, localizado no bairro Castanheiras. Também foram assinados convênios e ordens de serviço para obras de infraestrutura urbana, melhorias dos equipamentos de assistência social e para construção de casas populares, totalizando R$ 15 milhões em investimentos.

"É importante estarmos aqui para realizar entregas, mas também para ver de perto quais são as necessidades da população. O que estamos fazendo aqui em Ponto Belo e fizemos mais cedo em Mucurici, estamos realizando em todos os 78 municípios do Estado. Sabemos que ainda tem muita coisa a se fazer, mas não perdemos nenhum minuto de trabalho”, enfatizou o governador Casagrande.

"Para nós é muito satisfatório todos os investimentos do Governo do Estado em nosso município. Nosso desejo de hoje é apenas agradecer. Temos projetos audaciosos que contamos com a ajuda do Governo para sermos acidade mais bonita deste Estado. Mais uma vez, muito obrigado governador pelos investimentos em Ponto Belo”, declarou o prefeito Jaime Santos Oliveira Júnior, o Jaiminho.

O ginásio poliesportivo “Ezequiel Silva Esteves” conta uma área física de 2.250,00 metros quadrados (50,00m x 45,00m), incluindo um palco, arquibancada com capacidade para 400 pessoas, banheiros, vestiários, cozinha e depósito. O investimento é de R$ 2,51 milhões através de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Prefeitura Municipal.

Devido ao clima característico da região, o ginásio recebeu telhas isotérmicas, recomendadas para ambientes que precisam ser resistentes às altas ou baixas temperaturas. Além de preservar a temperatura no ambiente, esse tipo de material ainda ajuda na redução do consumo de energia.

“Este é o primeiro ginásio desse porte no município. Um equipamento de primeira qualidade, que servirá não apenas para a prática esportiva, mas também para a realização de eventos diversos. Depois de quase dois anos de pandemia, as pessoas estão retomando suas rotinas e voltando a praticar cada vez mais atividades físicas. Mesmo nos momentos mais críticos, o governador Renato Casagrande não deixou um minuto sequer de investir no esporte”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

Mais investimentos

Na área de infraestrutura, o município de Ponto Belo vai receber obras importantes, como a pavimentação e drenagem superficial das ruas Um, Dois, Três, Quatro, Cinco, Seis, Sete e a construção de duas praças públicas no bairro Vista Dourada, localizado na Sede. As intervenções vão melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento urbano do local, beneficiando aproximadamente 8 mil habitantes. O valor do convênio é de R$ 1,7 milhão.

Também foi assinado o convênio que faz parte do Programa de Implementação e Apoio à Construção e Adequação de Infraestrutura para a execução dos sistemas das redes de água, esgoto e energia elétrica no Loteamento Argolo, visando atender 112 unidades habitacionais de interesse social que estão em construção no loteamento. O investimento total é de R$ 1,8 milhão.

Além disso, o município vai receber mais R$ 5 milhões em repasses do Fundo Cidades para a elaboração da carteira de projetos estruturantes, além da execução de obras de infraestrutura. Entre os projetos contemplados, estão: a implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Vista Dourada, as reformas do deck e do Centro de Atenção ao Turista do Balneário Dourado e a construção da Ciclovia Rota Dourada.

A ampliação e o fortalecimento da rede de proteção social do Espírito Santo continuam. Em Ponto Belo, o Governo do Estado vai construir um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Serão investidos R$ 1,3 milhão na melhoria dos equipamentos socioassistenciais do município.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, os equipamentos socioassistenciais são de fundamental importância na garantia de direitos, especialmente das populações mais vulneráveis. Ela ressaltou ainda que a proteção social faz parte das diretrizes centrais do Governo, sobretudo durante a pandemia.

“A assistência social não foi negligenciada pelo governador Renato Casagrande. Tenho um enorme contentamento em integrar um governo que não se intimidou diante das dificuldades que se apresentaram nos últimos anos, como o agravamento da crise econômica e social no país e a pandemia. Pelo contrário: os investimentos na proteção social foram mantidos e reforçados. Com esse compromisso e com as parcerias junto aos municípios, estamos conseguindo construir algo inédito no Espírito Santo, que vai gerar impactos positivos na urgência do agora e também no futuro”, afirmou Cyntia Grillo.

Também estiveram presentes na agenda, a secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Pedroso; a senadora Rose de Freitas; o deputado federal Paulo Foletto; os deputados estaduais Freitas, Raquel Lessa, Janete de Sá e Marcos Garcia; além de vereadores e lideranças locais.