22/06/2016 17h30 - Atualizado em 23/06/2016 10h28

Assistência Social: Setades realiza encontro com profissionais do Caparaó

A equipe já realizou visitas em outras duas microrregiões para discutir os serviços de acolhimento

A equipe da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) esteve nesta quarta-feira (22) no município de Guaçuí, reunida com os técnicos da assistência social para discutir a rede de alta complexidade.

O encontro teve a presença de servidores, gestores, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de assistência e, também, de idosos atendidos pelos serviços da assistência dos municípios da região do Caparaó. A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, também participou das atividades.

O secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Coelho, explica que já foi possível levantar dados estratégicos para o trabalho de reordenamento da rede de acolhimento. “Com essas visitas queremos mapear a rede de abrigos, casa-lar, residência inclusiva, e identificar, na visão e na realidade dos profissionais e conselheiros que lidam diretamente com a população, o que é necessário adaptar para melhorar o serviço. Os dois encontros, tanto da Região Litoral Sul, como dos municípios do Caparaó, nos subsidiaram com dados importantes e nos trouxeram uma nova visão sobre as demandas para o reordenamento.”

Os técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) estão percorrendo todas as microrregiões do Estado para realizar um diagnóstico dos serviços de acolhimento, e discutir com os municípios as propostas para construção de uma nova organização da rede de acolhimento da assistência social do Espírito Santo.

A rede de Acolhimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência conta com 170 serviços em todo o Estado, entre abrigos, casa-lar, família acolhedora e residência inclusiva. O trabalho de reordenamento dos serviços de acolhimento da Assistência Social envolve a Setades, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e o Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), e tem o apoio do Ministério Público e das entidades que realizam os serviços de acolhimento.

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br