18/03/2017 10h42

Artesanato capixaba é fonte de renda e destaque na TV

Neste domingo (19) é comemorado o dia Nacional do Artesão. Por todo o Espírito Santo há homens e mulheres que vivem dessa bela arte. Fibras naturais, conchas, madeira, tecidos e barro são algumas das matérias primas utilizados por eles na produção de itens de utilidade e decoração confeccionados manualmente.

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) executa, a nível estadual, o papel de apoio e coordenação das políticas para os artesãos.

“Entendemos que o artesão é um microempreendedor, que integra a economia criativa, e queremos contribuir para que tenham cada vez mais mercado e melhores condições de trabalho.  Para isso, estamos trabalhando junto à Associações de Artesãos, e traçando ações que dêem visibilidade e reconhecimento a esse belíssimo trabalho” pontua o secretário Carlos Casteglione.

Em 2016, a Setades inaugurou em parceria com a Secretaria de Turismo, com a Prefeitura Municipal de Vitória e com o Shopping Vitória uma loja de Artesanato Capixaba, que expõe produtos de diversos artesãos.

Fátima Petrocchi teve suas peças, produzidas com papel machê, inclusas no primeiro ciclo do revezamento, e considera a iniciativa importante para a valorização do segmento.

“A loja do Shopping Vitória foi uma oportunidade muito boa para a exposição dos meus produtos, afinal, estar presente em um local com grande movimentação de público é importante para os artesãos e para a cultura capixaba.  Como há um revezamento entre os artesãos eu só pude expor por três meses ali, mas se eu pudesse ficaria muito mais tempo, pois a experiência foi muito positiva” avalia a artesã.

Destaque em novela

A artesã Mikka Wentz há dez anos exerce exclusivamente a atividade de artesã. O trabalho dela chamou a atenção da produção da novela “Força do Querer”, próxima novela da rede Globo, e a artesã ficou responsável pela produção de peças que irão decorar o casamento, e o próprio buquê, de uma das personagens.

“O meu trabalho é feito com um papel de fibras naturais produzido no Estado, na região do Caparaó. As flores, os porta guardanapos e buquês que faço são totalmente artesanal e agora ganha a projeção nacional. O apoio do Governo cresceu muito nos últimos anos ao artesão, o que nos garante uma visibilidade e retorno. Estou muito feliz pelo artesanato do Espirito Santo receber esse reconhecimento nacional”.

Para conhecer e adquirir os produtos da Mikka e de outros artesãos basta visitar a Loja do Artesanato Capixaba no Shopping Vitória. Endereço: Shopping Vitória, 2º Piso. Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória.

O horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingos e feriados das 15 às 21 horas.

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803