Aumentar a qualidade da mão de obra por meio da capacitação. Esse foi um dos temas debatidospor secretários de Estado na tarde desta terça-feira (12) durante uma reunião realizada na Secretariade Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Os secretários de Estado de Esporte (Sesport), Guerino Zanon; de Cultura (Secult), João Gualbero; de Turismo (Setur), José Salles; de Ações Estratégicas (Seae), Gabriela Lacerda, e da Setades, Rodrigo Coelho, junto à equipe técnica, discutiram maneiras de integrar as políticas que promovem a qualificação profissional. Além deles, profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participaram abordando as linhas de créditos para o microempreendedorismo.
O secretário Rodrigo Coelho lembrou que a rede de Assistência Social atende diretamente a população mais vulnerável, enquanto a rede do trabalho, por meio das agências do Sine promovem a capacitação e intermediação do cidadão com o mercado de trabalho, e que é preciso conectar essas duas redes para contribuir com o desenvolvimento social e econômico.
“Esse foi um primeiro passo na estratégia de integrar as secretarias pensando no cidadão. Estamos discutindo alternativas para empregar os recursos com mais efetividade, através da economia criativa e da qualificação, oferecendo assim mais oportunidades para a população e melhorando a competitividade no mercado de trabalho”, ressaltou.
O secretario José Salles ressaltou que a Setur conta com um programa de qualificação, “Qualifica ES”, voltado para a rede do turismo e considerado pelos empresários muito importante, pois aperfeiçoa o trabalhador e permite o desenvolvimento profissionalizado do ramo. “As pesquisas demonstram que os turistas se surpreendem com nossa infraestrutura e serviços. Agora vamos pensar como integrar os serviços de qualificação com a área social, trazendo resultados significativos para o mercado capixaba", afirmou.
Guerino lembrou que o Espírito Santo é um estado com contas em dia e capacidade para receber investimento, e que a articulação de gestores e servidores nas pastas é uma inovação buscando resultados efetivos para a população.
Para o secretário João Gualberto, a estratégia deve ser de discutir e viabilizar a transversalidade da política de qualificação e acesso ao crédito, através de programas e políticas já existentes, integrando Ocupação Social, Laborarte, Campeões do Futuro, entre outros.
Assessoria de Comunicação – SETADES Karla Danielle Secatto Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br