05/03/2018 18h35

Setades promove oficina sobre Prontuário Eletrônico do Suas

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveu, nesta segunda-feira (05), uma oficina sobre prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro foi realizado ao longo de todo dia no laboratório de informática da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A oficina foi destinada a supervisores do Programa Criança Feliz Capixaba e técnicos municipais responsáveis pelo acesso ao prontuário eletrônico nas 18 cidades que fizeram adesão ao programa. A capacitação foi comandada pelo coordenador geral de Rede e Sistemas de Informações do Suas no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) Frederico Palma.

No período da manhã, Palma apresentou aos participantes o sistema eletrônico de prontuário do Suas e das funcionalidades que ele possui. Já no período da tarde foi a vez de aplicar os conhecimentos, com atividades práticas de acesso ao programa e esclarecimento de dúvidas por parte dos representantes dos municípios.

De acordo com a Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Vera Nacif, os participantes foram convidados a levantar os pontos em que encontram mais dificuldades para levarem para o encontro. Para isso, destacou Vera, a participação de um profissional do MDS para qualificar a equipe e levar mais informações foi fundamental.

“O prontuário já está sendo utilizado, mas em todo o Brasil surgiram dúvidas e algumas dificuldades no entendimento e no preenchimento do sistema. Foi por isso que solicitamos essa oficina, para mostrar a importância dele ser apreendido e compreendido no seu manejo”, explicou. A turma também contou com a participação da subsecretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social Clarice Imperial.

O prontuário eletrônico do Suas é uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida.

Sua utilização permite manter um histórico dos atendimentos, agilizando assim o trabalho dos profissionais e facilitando a vida dos usuários do Sistema Único de Assistência Social.

Criança Feliz Capixaba

Lançado em maio de 2017, o objetivo maior do Programa Criança Feliz Capixaba é articular as políticas setoriais que favoreçam a promoção do desenvolvimento integral e integrado da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, em consonância com os princípios e recomendações constantes na Lei nº 13.257/2016, e as orientações técnicas e metodológicas do Programa em referência”.

Com foco na visitação domiciliar semanal, realizada por visitadores amplamente capacitados, a proposta é reunir ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça. Cientificamente está comprovado que, crianças que passam por esse tipo de atendimento, onde a estratégia de visitação domiciliar é um dos enfoques, vão estar muito mais preparadas para a escola. Além disso, ao longo da sua vida, essas crianças vão ter menos problemas com a área da violência e mais sucesso no mundo do trabalho. É uma série de ganhos que elas vão ter até a vida adulta.

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas