28/11/2018 16h18

Setades promove encontro sobre a erradicação do trabalho infantil

Com o objetivo de discutir as estratégias para a erradicação da exploração do trabalho infantil no Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está reunindo, nesta quarta-feira (28), técnicos da assistência social de diversos municípios capixabas.

 

O encontro, no Auditório da Esesp, também conta com a participação de Conselheiros Tutelares e membros do Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Pela manhã, uma mesa-redonda abordou a temática “As piores Formas de Trabalho Infantil” e contou com a participação de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Para a subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, é preciso mobilizar os agentes que atuam na identificação dos casos de trabalho infantil, bem como a rede de proteção e assistência.

 

“Nós temos visto a redução da incidência do trabalho infantil e precisamos avançar ainda mais. Temos investido na nossa rede, tanto em estrutura como capacitações para as equipes, para que possam oferecer o atendimento apropriado a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. O propósito desse encontro é debater novas estratégias, refletir em conjunto como intensificar e promover os direitos das crianças e dos adolescentes do nosso Estado”, ressaltou a subsecretária.

 

A coordenadora do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Maria Cláudia Falcão, ressaltou a importância dos municípios para alcançar a meta da OIT de eliminar o trabalho infantil até o fim de 2025.

“O grande desafio é implementar estratégias e políticas diferenciadas, de acordo com a idade dessa criança. Temos, cada vez mais, que fortalecer os municípios. Não trata-se de responsabilizá-los, mas de compreender que os municípios precisam estar fortalecidos para implementar as políticas que já foram criadas, que contribuem para a diminuição, mas também para que possam gerar novas estratégias para erradicar o trabalho infantil”.

 

Nesta tarde, quatro municípios vão apresentar as “boas práticas” desenvolvidas e incorporadas em suas atividades pela promoção do fim do trabalho infantil.

 

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726

ascom@setades.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard