18/04/2022 11h10

Setades participa de formação para projeto-piloto do Criança Feliz em Brasília

Foto: Arquivo Subapi

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), participou, entre dos dias 12 e 14 de abril, da Oficina Formativa do Projeto Piloto para Acompanhamento às Crianças Afastadas do Convívio Familiar, promovida pelo Ministério da Cidadania, em Brasília.

O projeto piloto tem como foco crianças afastadas do convívio familiar, por motivos de maus tratos, violência doméstica e abandono ou negligência. A formação tem três etapas e a primeira foi iniciada com a oficina informativa. O treinamento de três dias, que acontece em Brasília conta com a participação de representantes de municípios de seis estados e do Distrito Federal que trabalham com infância. A segunda etapa é a fase de implementação da metodologia pelos municípios, e a terceira fase é a avaliação dos resultados. Todo o processo se estende até agosto de 2022.

Para elaboração da proposta metodológica do projeto piloto, foi realizado um diagnóstico, que mapeou o perfil das crianças na primeira infância afastadas do convívio familiar. A partir disso, buscou-se quais locais que já realizavam alguma iniciativa de acompanhamento do Criança Feliz junto a esse público.

A partir da oficina formativa busca-se que os territórios implementem o novo projeto nos respectivos municípios selecionados. Ao final, será realizada a avaliação da metodologia proposta e disseminação para todo o País.

No Espírito Santo, o município de Cachoeiro do Itapemirim foi considerado como uma das localidades que atendia aos critérios apontados pelo diagnóstico do ministério. Dessa forma, o convite para participação da capacitação foi feito aos representantes municipais e estaduais, ligados ao Programa Criança Feliz no Estado.

A subsecretária de Articulação de Políticas Intersetoriais, Márlei Fernandes, destacou o trabalho do município de Cachoeiro de Itapemirim e reafirmou a importância do trabalho em conjunto de municípios, Estado e união que a proteção e a garantia dos direitos das crianças avancem. “As formações são de extrema importância para que possamos melhorar nossos processos de acompanhamento do nosso público, no recorte da primeira infância. O trabalho em conjunto possibilita a troca de experiências e reflexões, que são fundamentais para criar novas ações de combate à extrema vulnerabilidade que muitas de nossas crianças se encontram”, pontou.

Participaram da oficina a gerente do Sistema Único de Assistência Social da Setades, Clarice Romeiro Campos, a gerente de Capacitação e Projetos Estruturantes e Multiplicadora Estadual do Programa Criança Feliz, Eliete Rodrigues, a coordenadora do Programa Criança Feliz de Cachoeiro de Itapemirim, Anna Clara Barbosa Spínola e o gerente do Serviço de Acolhimento de Cachoeiro de Itapemirim, Aprisco Rei Davi.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard