28/03/2023 14h33 - Atualizado em 28/03/2023 17h48

Setades e PRF promovem oficina sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Eduarda dos Santos Silveira | Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), promove, nesta terça-feira (28), a oficina “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, no auditório da Setades, em Vitória.

O evento, promovido pela equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), marca as mobilizações em razão do “18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que acontecem em todo país. Na programação,
estão previstas palestras e oficinas, em que as equipes municipais apresentarão as ações executadas em seus territórios, proporcionando troca de experiências e a possibilidade de construção de novas iniciativas no trabalho de conscientização e informação da sociedade.

Ao todo, 18 municípios participaram das oficinas, sendo: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Linhares, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa.

“No âmbito da proteção social, o enfrentamento a esse gravíssimo problema se dá por meio da sensibilização da comunidade. É preciso desnaturalizar essa prática e uma das frentes é apontar os sérios danos causados não só às crianças e aos adolescentes, mas também ao tecido social. E para uma tarefa tão complexa, contamos com o total comprometimento do Governo do Estado, no fortalecimento das parceiras entre as instituições e a sociedade”, afirma Cyntia Figueira Grillo, secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.

Uma data que busca transformar a barbárie em luta e conscientização

O 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em referência ao “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo.

Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade, que nunca foram punidos. Desde 1998, quanto a data foi instituída, o propósito é de marcar no calendário nacional ações que visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção.

Hoje, com os avanços, existem canais de denúncias de casos de abuso, violência e exploração laboral e sexual de crianças e adolescentes, que podem ser feitos nos Conselhos Tutelares, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nas delegacias especializadas ou comuns, pelos Disque-denúncias locais, na Polícia Militar, pelo 191 da PRF, pelo Disque 100 e em caso de emergência, o 190. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos Silveira)


Serviço:
Programação:
DATA: 28/03
Objetivo: Romper com o ciclo de exploração e de abuso sexual à criança e adolescente em nosso Estado.

8h30 – Credenciamento – Auditório da Setades

9h – Abertura com saudações da Subsecretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social da SETADES – Sra. Nilda Sartório e Presidente do CRIAD Sra. Keyla
9h10 – Palestra – Apresentação da Polícia Rodoviária Federal dos pontos focais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos municípios do Espírito Santo.
10h20 – Apresentação dos Planos de Ações para o mês de maio de cada município.

12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Apresentação do “Projeto PETI Itinerante” e “Projeto do Município Destaque nas Ações de 18 de Maio”.
14h – Continuação das apresentações.
16h – Considerações finais e encerramento.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br
 anafreitas@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard