12/11/2025 10h35

Setades conclui monitoramento de 100% dos serviços de proteção social básica no Espírito Santo em 2025

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Gerência de Proteção Social Básica Estadual (GPSB), finalizou com êxito o monitoramento integral dos serviços da Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cumprindo sua responsabilidade estabelecida pela Lei Estadual do SUAS (Lei nº 9.966/2012), a Setades monitorou toda a rede socioassistencial do Espírito Santo.
 
O objetivo central do monitoramento é aprimorar a qualidade e a efetividade dos serviços oferecidos, acompanhando o desempenho dos municípios. A ação teve como principais metas acompanhar e avaliar a qualidade, a efetividade e a conformidade dos serviços e identificar potencialidades, desafios e necessidades que garantam o alinhamento das ações às diretrizes do SUAS. Além disso, os dados coletados são cruciais para a validação do Cofinanciamento Estadual de 2026, conforme a Resolução CEAS/ES nº 697, de 24 de junho de 2025, que regulamenta os prazos e as fontes de dados para a apuração anual dos serviços.
 
O monitoramento foi realizado por meio de um formulário on-line, aplicado em um processo de assessoramento técnico contínuo entre a equipe estadual da GPSB e as equipes municipais. O preenchimento do formulário envolveu coordenadores do CRAS, equipes de referência, gestores e referências técnicas do SCFV. 

O instrumento abordou sete eixos temáticos essenciais: Ambiente Físico e Organização Administrativa; Recursos Materiais e Recursos Humanos; Trabalho Social com Famílias (PAIF); Caracterização do SCFV; Acompanhamento e Monitoramento dos serviços; e Resultados e Desafios.
 
A ação cobriu 100% dos serviços dentro do prazo estabelecido o PAIF: de 17 a 30 de setembro de 2025, envolvendo os 161 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e SCFV: de 1 a 20 de outubro de 2025, abrangendo 304 centros de convivência ofertados pelo poder público e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Os próximos Passos e Fortalecimento do SUAS são a análise técnica dos resultados obtidos pela GPSB, que permitirá verificar a conformidade da oferta com as diretrizes estabelecidas; avaliar o alinhamento das necessidades dos usuários com as seguranças afiançadas pela política de assistência social e planejar de forma mais efetiva o apoio técnico aos municípios.
 
A GPSB reforça que o monitoramento é uma ação contínua, podendo ser complementada com visitas, reuniões técnicas e contatos telefônicos para aprofundamento da análise. O sucesso da iniciativa foi resultado da participação essencial e do empenho das Secretarias Municipais e dos/as trabalhadores/as que compõem as Unidades Socioassistenciais.


Informações à Imprensa:

 
Assessoria de Comunicação da Setades
 
Ana Luiza Freitas
 
(27) 3636-6803 (27) 99949-8105
 
ana.freitas@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard