Reestruturação dos Sines no Estado começa por Nova Venécia
Em processo de modernização, a rede estadual do Sistema Nacional do Emprego (Sine) começa a ser reestruturada por Nova Venécia. A agência da cidade irá mudar em breve para um novo endereço, numa estrutura maior e com espaço para cursos de qualificação, buscando preparar profissionais para o mercado.
A nova agência de Nova Venécia também terá acessibilidade, contemplando pessoas com necessidades especiais. Além disso, a reestruturação da agência busca também atender aos padrões estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Manual para Padronização da Rede de Atendimento do Sine.
Outras agências do Estado também vão passar por reestruturações. Segundo Rodrigo Coelho, secretário de estado de trabalho, assistência e desenvolvimento social, o objetivo da reestruturação é atender com mais qualidade à demanda da cidade, tanto para os empregadores como para profissionais que buscam colocação no mercado.
“Estamos readequando o porte da agência à demanda. Ela vai oferecer mais conforto para receber tanto empresários como pessoa em busca de oportunidades, e também deve melhorar a produtividade do sistema de busca e identificação de vagas”, pontuou o secretário estadual.
A coordenadora do Sine de Nova Venécia, Maikielly Pazito, destacou a possibilidade de cursos de qualificação dentro do Sine da cidade. “Vamos migrar para um imóvel novo, com espaço maior, onde teremos salas destinadas aos empresários e a cursos de qualificação. Isso é uma inovação na rede estadual e aplicada, pela primeira vez, no norte do Estado. Isso vai trazer mais oportunidades para os trabalhadores”.
Na última semana, o secretário esteve em Brasília participando do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho. No encontro, que contou com representantes das secretarias de trabalho de todos os estados do país, o Espírito Santo apresentou a proposta de reestruturação da rede do Sine no Estado.
Junto ao secretário nacional de políticas de emprego, Leonardo Arantes, e demais secretários estaduais de emprego, Coelho falou sobre a qualificação profissional e coordenação estratégica dos cursos com este objetivo.
“Precisamos profissionalizar a execução da política do trabalho. Isso envolve coordenar o planejamento e padronização das agências do Sine, de acordo com o porte e capacidade de atendimento. Também aproveitamos a ocasião para apresentar o diagnóstico do Sine no Espírito Santo, e o planejamento que estamos fazendo para a reestruturação das agências em nosso Estado”, destacou o secretário.