Reestruturação da Rede de Assistência Social em debate no Norte do Estado
Os municípios das microrregiões Centro Oeste, Noroeste e Nordeste vão receber, nesta quarta (06), na quinta (07) e na sexta-feira (08), técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) para discutir as propostas para a reestruturação da rede de acolhimento da assistência social do Espírito Santo.
O secretário da Setades, Rodrigo Coelho, explica que esses encontros são fundamentais para estabelecer o diálogo com todos os agentes envolvidos no serviço de alta complexidade e assim construir coletivamente um modelo que atenda integralmente à demanda dos serviços de acolhimento da Assistência Social.
Nesta quarta-feira (06), o encontro será no Centro de Eventos Palácio Café Conilon, no centro de São Gabriel da Palha. Na quinta-feira (07), os técnicos da Setades estarão no auditório do antigo Colégio Santa Terezinha, em Barra de São Francisco (Alameda Santa Teresinha n°100, bairro Vila Landinha); e na sexta (08) no Cras de Montanha (Rua Conceição da Barra s/n, bairro Decão).
São convidados a participar gestores da Assistência Social, equipe referência da alta complexidade, entidades que prestam serviços de alta complexidade nos municípios, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselheiros Tutelares e Conselho Municipal de Assistência Social.
Na última semana, a equipe da Setades esteve nas regiões Sudoeste Serrana e Central Sul, para fazer o mesmo diagnóstico. O conselheiro municipal de Assistência do município de Castelo, Anacleto Brunoro, avaliou como positiva a iniciativa. “A rede socioassitencial da nossa região é bem grande, e isso traz uma grande demanda. Percebemos que, mesmo já tendo uma rede formada e operante, ainda faltam ofertas para atender apropriadamente crianças, idosos e pessoas com deficiência.”
Reordenamentos da rede de acolhimento
A proposta de reordenamento dos serviços de acolhimento será elaborada pela Setades junto ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e ao Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), após o diagnóstico que está sendo realizado em cada microrregião do Estado pela Secretaria.
“O nosso compromisso é com o cidadão, queremos atender de maneira mais eficiente e mais humana cada criança, adolescente, jovem, idoso e pessoa com deficiência que utiliza a nossa rede, seja em abrigo, residência inclusiva, casa-lar ou família acolhedora. Para isso, precisamos identificar as demandas de cada região, entender a dinâmica social e trabalhar junto aos secretários e técnicos municipais de assistência social”, reforçou o secretário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – SETADES
Karla Danielle Secatto
Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br