07/07/2016 18h39 - Atualizado em 12/07/2016 15h37

Rede de Acolhimento da Assistência em debate no Estado

As oficinas de debate sobre o reordenamento da Rede de Acolhimento da Assistência Social estão movimentando as microrregiões do Centro-Oeste e do Noroeste do Estado.

Nesta quinta-feira (07), a equipe da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está em Barra de São Francisco, reunida com os municípios da região Noroeste.  O encontro conta com a presença da promotora de justiça Dra. Célia Vaz de Araújo, do promotor de Nova Vénecia, Dr. Leonir Marcharini, e também do promotor Dr. Isaias Souza. Nesta sexta (08), as atividades serão realizadas no Cras de Montanha, com os municípios da região Nordeste.

Nessa quarta-feira (06), o debate ocorreu em São Gabriel da Palha. A equipe da Setades se reuniu com técnicos, conselheiros dos Conselhos dos direitos da criança e do adolescente; do idoso, de pessoas com deficiência, bem como representantes de entidades responsáveis pelo acolhimento desses públicos.

O secretário da Setades, Rodrigo Coelho, explicou que os debates, além de servirem para a elaboração de um diagnóstico, estão funcionando como um alinhamento para os serviços.

“Estamos trabalhando nas oficinas a demanda e a rede de cada microrregião. Em algumas regiões não há oferta de serviços ou equipamentos necessários para acompanhar, de uma forma mais apropriada, a rede de acolhimento existente.”

Segundo Coelho, um dos resultados obtidos foi a adesão de alguns municípios à proposta de expansão da rede de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), responsáveis pelo acompanhamento dos serviços de alta complexidade.

“Consideramos esse um passo muito importante para a nossa Rede de Assistência. Nenhum outro estado da Federação conta com uma unidade do Creas em cada município, e estamos oferecendo o cofinanciamento a todos, por entender que esses são equipamentos de acompanhamento e vigilância aos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade e com vínculos familiares fragilizados.”

Reordenamento dos Serviços de Assistência Social

A Setades, junto ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e ao Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), está realizando visitas técnicas a cada uma das dez microrregiões do Estado para diagnosticar os serviços existentes, demandas e perspectivas da rede de acolhimento e, posteriormente, elaborar uma proposta de reordenamento desses serviços.

São convidados a participar do encontro gestores da Assistência Social, equipe referência da alta complexidade, representantes de entidades que prestam serviços de alta complexidade nos municípios, dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselheiros Tutelares e Conselho Municipal de Assistência Social.

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto