07/11/2015 09h15 - Atualizado em 06/01/2016 09h54

População de Itarana ganha novo CRAS

Acompanhado do vice-governador, César Colnago e lideranças municipais, o governador Paulo Hartung inaugurou, na manhã desta sexta-feira (06), a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Itarana.

Funcionando em novo endereço, a unidade foi reequipada e os investimentos, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres (SEASM), superam R$ 900 mil.

O CRAS terá um atendimento médio de 300 famílias por mês. O Centro atua com o acesso a Programas de transferência de renda como o Bolsa Família (BPF), Bolsa Capixaba, Tarifa Social e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Designado por Paulo Hartung como porta-voz do Governo do Estado na solenidade, o vice-governador Cesar Colnago relembrou que o Poder Executivo Estadual está executando uma política de austeridade fiscal priorizando a redução de custeio, mas priorizando investimentos para manutenção de serviços em áreas essenciais.

"Estamos aqui por uma grande obra. O CRAS não é um equipamento público qualquer, pois tem como função fundamental trabalhar a essência da sociedade, que é a família. É o CRAS que ajuda, principalmente as famílias em situação de vulnerabilidade, a reestabelecer o diálogo com diferentes áreas como Educação e Segurança Pública", ponderou César.

A secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Sueli Vidigal, reforça a importância da unidade no acesso aos direitos e cidadania. "O CRAS é um dos instrumentos mais importantes em um município, pois permite diagnosticar a real situação da população e planejar as ações socioassistenciais. Enquanto secretária, é um prazer poder entregar esta unidade e integrar o compromisso deste governo em manter todos os programas sociais", disse.

O prefeito Ademar Schneider reforçou a importância do novo espaço. "Atuando em um local estruturado poderemos atender a população com dignidade e avançar em diagnósticos precisos", comentou.