Representantes de todo o Estado estão participando da 4º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve início na noite desta quinta-feira (26). Com o tema: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, os participantes estão debatendo a política da pessoa com deficiência através de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas relacionadas aos direitos humanos.
Esta conferência é realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Políticas para Mulheres (SEASM).
O evento está sendo realizado no SESC Praia Formosa, em Aracruz, e conta com a participação de convidados e delegados, representantes da causa de entidades nacionais, estaduais e municipais eleitos em conferências municipais ou regionais. A solenidade de abertura contou com a presença da secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Sueli Vidigal; da presidente do CONDEF/ES, Vitória Maria Valentim; do coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu; da promotora de Justiça, Sandra Maria Ferreira de Souza; e da representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anaildes Campo Sena.
A secretária Sueli Vidigal destacou a importância das políticas de inclusão social como instrumento transformador para a sociedade. “A Conferência é mais um momento de construção de uma sociedade mais justa, da garantia dos direitos constitucionais de todo cidadão. Sabemos das barreiras que devem ser vencidas para a valorização da vida e dos direitos de cada cidadão, e queremos fazer parte, contribuindo com avanços que beneficiem a todos”.
A presidente do Conselho, Vitória Maria Valentim, agradeceu o apoio do Governo na realização do evento, e espera como resultado a construção de propostas e diretrizes que perpassem por diversas áreas, como saúde, educação e participação social, atendendo assim ao objetivo da Conferência.
O coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, que na ocasião estava representando o vice-governador César Colnago, destacou a importância da organização e da luta pelos Direitos Humanos.
“Essa é uma luta para que a diferença tenha direito e tenha espaço. Uma sociedade que reconhece e inclui as diferenças é melhor para todos. A política da pessoa com deficiência é para todos, ela busca garantir os direitos sem exceções” frisou Júlio.
Nesta sexta-feira estão sendo realizados os trabalhos em grupo, e ao final do dia, haverá plenária para aprovação dos delegados, que irão participar da Conferência Nacional, que acontece de 07 a 09 de dezembro, em Brasília.
|