14/12/2022 17h48

Novos conselheiros do Ceas são empossados em solenidade na Setades

O Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo (Ceas-ES), em solenidade realizada nessa quarta-feira (14), deu posse aos 20 novos conselheiros que aturarão no biênio 2022/2024. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). A posse se deu após a finalização de todo processo eleitoral do conselho, ocorrido durante os meses de setembro, outubro e novembro.

O Ceas-ES é uma instância deliberativa de caráter permanente e de composição paritária entre o governo e a sociedade civil. É formado por 20 conselheiros titulares, sendo dez representantes do poder público e dez da sociedade civil, esses últimos divididos em três segmentos: entidades e organização de assistência social, representantes dos trabalhadores da rede de assistência e os representantes dos usuários da rede.

O conselho atua na definição das prioridades das políticas públicas de assistência social, acompanhando, avaliando e fiscalizando os serviços prestados tanto pelo órgãos públicos quanto pelas entidades não governamentais à população usuária. Além disso, o conselho também colabora na estruturação das políticas pública voltadas à assistência.

Em sua fala, na abertura da solenidade, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, deu destaque ao caráter do processo democrático do conselho. “O Ceas é um exemplo da dinâmica democrática, do republicanismo e da luta constante por representatividade da sociedade civil. Acredito que todos aqui possam compreender a importância de um momento como esse, em especial após presenciarmos, ao longo dos últimos anos, o descaso, os desinvestimentos e as tentativas de desarticulação da participação popular na assistência, por parte do governo federal. É, apesar disso, nosso estado resistiu! Esperamos que os próximos anos os valores democráticos e relevância da assistência sejam mais uma vez fortalecidos”, disse a secretária.

O novo presidente do Ceas, Carlos Ajur Cardoso Costa, também frisou o valor representativo do conselho e apontou o Espírito Santo como modelo para o restante do país. “O Espírito Santo tem dado o exemplo para o Brasil no que diz respeito ao funcionamento do controle social. O conselho, como propositor e parceiro do Estado, tem cumprindo muito bem sua função, buscando fortalecer a gestão em benefício da população mais vulnerável de nosso Estado”.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Lobino
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard