09/12/2016 17h16 - Atualizado em 12/12/2016 09h22

Loja exibe artesanato produzido por artistas de todo o Espírito Santo

Os artesãos do Estado ganharam, nesta sexta-feira (09), uma nova vitrine, com a inauguração da loja “Artesanato Capixaba”.  O espaço é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Panela de Barro, o Shopping Vitória, a Prefeitura de Vitória e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O mais novo ponto do artesanato capixaba reúne a produção de 128 artesãos, que envolve, além das tradicionais e típicas panelas de barro e casacas, peças em cerâmica, em madeira, e acessórios e objetos de decoração, que serão comercializados no espaço.

A abertura da loja contou com a presença do vice-governador César Colnago, que ressaltou que, por meio de espaços como esse, o Governo espera incentivar o microempreendedorismo. 

"O nosso Estado tem hoje mais de nove mil artesãos que sobrevivem da sua arte. O Governo do Estado está trabalhando em novas parcerias para abrir outros espaços como esse, gerando oportunidades e visibilidade para o Artesanato Capixaba." 

Para a subsecretária de Turismo, Simone Modulo, a inauguração desse belo espaço deve ser comemorada. “A abertura da loja é muito importante tanto para os artesãos, que buscavam espaço para expor seus produtos, como para os turistas, que agora podem adquirir o artesanato capixaba num local de fácil acesso. As peças estão lindas, o artesanato capixaba é de altíssima qualidade. Com certeza vai ser um ótimo ponto de encontro”.

A subsecretária de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Lúcia Dornellas, lembra a importância da iniciativa. “O artesanato é parte da economia do nosso Estado, e com um espaço assim, além de valorizar o artesão, estamos valorizando a nossa cultura”, disse.

Para a ceramista Elaine Sohelo o espaço garante a continuação das atividades. "Um espaço como esse é algo que os artesãos vêm reivindicando há tempos, devido à importância para nossa subsistência. Muitos artesãos dependem totalmente da venda das suas produções e agora temos o apoio para divulgar o nosso trabalho em local conhecido  e com público".

 O local tem infraestrutura completa para o atendimento ao público e conta com um Centro de Atendimento ao Turista formado por profissionais capacitados para tirar dúvidas e apresentar as atratividades do Estado. O funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 22h, e aos domingos e feriados, das 15 às 21h.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard