01/04/2022 17h43 - Atualizado em 01/04/2022 17h53

Governo faz investimento inédito em obras da rede de proteção social do Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), assumiu como parte do Plano Estratégico de Governo o compromisso de aperfeiçoamento, potencialização e ampliação da rede de proteção social do Espírito Santo. O fortalecimento da estrutura de atendimento socioassistencial passa pelo investimento na infraestrutura dos equipamentos que atendem à população capixaba e que abrigam os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Com a ampliação da crise econômica e social em todo o País, o cenário da proteção social no Espírito Santo demandava atenção especial. A partir desse contexto, o Governo do Estado direcionou mais de R$ 48 milhões para a construção, reforma e/ou ampliação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Ao todo, serão 69 equipamentos socioassistenciais construídos, reformados e/ou ampliados em 52 municípios capixabas. Atualmente, o Estado já fez o repasse para o início das obras de 50 equipamentos. Os Creas dos municípios de Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibatiba, Marilândia e Muqui estão entre as construções mais avançadas. A previsão é de que, em 2022, seja feito o repasse aos 19 municípios restantes.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, salientou que os investimentos na assistência por parte da gestão do governador do Estado, Renato Casagrande, têm uma importância histórica, não só pelo valor e a amplitude, mas também pelo contexto atual em que se encontra a política de proteção social no País.

“Me sinto motivada e honrada por integrar uma gestão que não se ausenta de seu compromisso com o acesso e a garantia de direitos da população capixaba, especialmente nos que diz respeito às pessoas mais vulneráveis. Vivemos um cenário de forte desvalorização e desinvestimento da proteção social no âmbito federal. É positivamente significativo que tenhamos um Governo Estadual que mantém e amplia seus investimentos no âmbito da assistência”, pontuou Cyntia Grillo.

Os Cras e os Creas são equipamentos fundamentais dentro da política de assistência social, já que o objetivo dos dois equipamentos é a promoção de ações de enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade, além de desenvolver a autonomia e as potencialidades dos usuários. Os Cras são responsáveis pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já os Creas tratam das consequências e acompanham as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard