03/06/2016 16h05

Estado vai otimizar atendimento às vítimas de violência sexual

As secretarias de Estado de Saúde (Sesa), de Segurança e Defesa Social (Sesp) e a de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) irão trabalhar de forma conjunta, para garantir resposta mais eficaz às vítimas de violência sexual. Esta integração tem como objetivo aprimorar a coleta de vestígios do agressor, ampliar os fluxos de atendimento e garantir os cuidados psicofísicos às vítimas.

De acordo com a subsecretária de Políticas para as Mulheres, vinculada à Setades, Fernanda Braumer, os números referentes à violência sexual são “assustadores”. “Os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde apontam 629 vítimas de estupro que buscaram atendimentos nos hospitais em 2015; sendo que, em 385 notificações, as vítimas são meninas e menores de 14 anos”.

A definição desta nova dinâmica de atuação acontecerá na Sesp, nesta sexta-feira (03), quando serão apresentadas as obrigações de cada pasta. Entre elas, estão a capacitação dos profissionais envolvidos, monitoramento e avaliação da integração. A articulação será feita pela Setades.

Para Fernanda, o trabalho integrado das três secretarias garantirá a qualidade dos dados, o que contribui para a elucidação dos crimes de estupro. “A fragmentação dos serviços era um agravante neste sentido; considerando que o estupro é um crime de difícil esclarecimento, já que geralmente ocorre sem testemunhas”.

ACOLHIMENTO - A subsecretária explicou que a vítima será acolhida nos hospitais de referência, que funcionam todos os dias, 24 horas. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar. “Após a primeira fase do atendimento, as vítimas continuarão recebendo acompanhamento psicológico nos Cras e Creas”.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard