20/06/2016 13h53

Estado realiza diagnóstico dos serviços de acolhimento

Técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) irão, nas próximas semanas, percorrer todas as microrregiões do Estado para realizar um diagnóstico dos serviços de acolhimento, e discutir com os municípios as propostas para construção de uma nova organização da rede de acolhimento da assistência social do Espírito Santo.

As visitas técnicas terão início nesta terça-feira (21), no município de Anchieta, quando os gestores, conselheiros municipais de assistência, e técnicos da microrregião Litoral Sul irão expor suas propostas sobre os serviços de acolhimento. Na quarta-feira (22), o encontro será em Guaçuí, com os municípios da região do Caparaó.

Para o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Coelho, ir até os municípios e construir coletivamente permitirá desenvolver um modelo que atenda integralmente à demanda.

“O nosso compromisso é com o cidadão, queremos atender de maneira mais eficiente e mais humana cada criança, adolescente, jovem, idoso e pessoa com deficiência que utiliza a nossa rede, seja em abrigo, residência inclusiva, casa-lar ou família acolhedora. Para isso, precisamos identificar as demandas de cada região, entender a dinâmica social e trabalhar junto aos secretários e técnicos municipais de assistência social”, reforçou o secretário.

Coelho explicou ainda que após o diagnóstico, a Setades junto ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e ao Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), irá apresentar a proposta de reordenamento dos serviços de acolhimento.

“O diagnóstico sobre a rede só poderemos fazer após essas visitas, mas já podemos identificamos a necessidade de contribuir na ampliação da convivência familiar e comunitária, fortalecendo os vínculos entre quem está acolhido nos nossos equipamentos e seus familiares. É provável que tenhamos impactos estruturais e físicos nas unidades, mas o certo é que precisamos oferecer atendimento mais eficiente e humano aos acolhidos.”

Reordenamento dos serviços de acolhimento da Assistência Social

A rede de Acolhimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, conta com 170 serviços em todo o Estado, entre abrigos, casa-lar, família acolhedora e residência inclusiva. O trabalho de reordenamento dos serviços de acolhimento da Assistência Social envolve a Setades, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e o Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), e tem o apoio do Ministério Público e das entidades que realizam os serviços de acolhimento.

O governador Paulo Hartung esteve, no último dia 10, com secretários e técnicos municipais de assistência social, membros de conselhos de Assistência Social e gestores de instituições que trabalham com o acolhimento de crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência e idosos. O encontro no Palácio Anchieta foi o início das atividades de Reordenamento dos serviços de acolhimento da assistência social.

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br