25/10/2016 11h59

ES apoia realização de Congresso Nacional das Associações Pestalozzi

O XIV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, evento que reúne 560 pessoas de 19 estados, está acontecendo no Espírito Santo com o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

O evento teve início no último domingo (23), no SESC de Aracruz, e promove a discussão da atuação das Associações Pestalozzi na promoção da autonomia e da inclusão dos seus usuários e a capacitação dos profissionais. Nesta segunda-feira (24), a subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, participou de mesa-redonda no evento abordando a política da assistência para pessoas com deficiência, as possibilidades e os desafios.

O secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Coelho, participou das atividades e falou sobre a importância que essas associações têm no atendimento às pessoas com deficiência.

“Entidades como as Associações Pestalozzi existem desde antes da instituição da política de Assistência Social no nosso País. São pessoas que possuem expertise no atendimento às pessoas com deficiência independente da idade e com uma rede que funciona. A parceria do poder público com essas Associações nos permite apropriar de conhecimento pela melhor execução dos serviços na gestão de Serviços de convivência, Centro Dia e Residência Inclusiva” explica Coelho.

A presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Pacheco, relata que as Associações são entidades de Assistência Social com ações em diversas outras áreas e buscam o fortalecimento de vínculos entre os cidadãos atendidos e suas famílias e a garantia de seus direitos.

“Iremos completar 90 anos de atuação no Brasil nesta quarta-feira (26) e sabemos o quanto ainda temos a fazer pela pessoa com deficiência. A política pública se organiza para estruturar melhor os serviços às pessoas com deficiência, então, nesse Congresso, estamos discutindo junto aos nossos profissionais, à sociedade civil e ao poder público práticas para atender adequadamente as pessoas com deficiência.”

O Espírito Santo possui 34 unidades da Pestalozzi, sendo o Estado com mais unidades do Brasil. O XIV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi conta com o apoio da Setades e segue com diversas atividades até esta quarta-feira (26).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação - SETADES

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

Fábio Andrade Tel: (27) 98868-2119 - (27) 3636-6803 - fabioandrade@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard