21/08/2017 16h57 - Atualizado em 21/08/2017 16h59

Capacitação do Cadastro Único reúne técnicos de 18 municípios do estado

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está capacitando técnicos municipais da Assistência Social para atuarem como Instrutores de Formulários do Cadastro Único.

A subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Setades, Clarice Imperial, explica que o objetivo é atualizar e qualificar os técnicos municipais para que possam atuar como multiplicadores nas demais capacitações ligadas ao Cadastro Único para Programas Sociais.

“Os técnicos que participam dessa capacitação são responsáveis por acompanhar e monitorar o Programa Bolsa Família nos municípios. Este é um programa estruturante, que garante direitos básicos como alimentação e vestuários para muitas famílias, além de contribuir na permanência na escola e na manutenção da saúde das crianças das famílias assistidas. Por isso precisamos que os profissionais que atuam com o programa sejam responsáveis com todas as informações que subsidiam o sistema, e com essa capacitação, criamos uma rede multiplicadora, que capacitará os demais técnicos de seus municípios, aperfeiçoando toda a rede.”

A capacitação acontece desta segunda (21) a sexta-feira (25) na sede da Setades, e atende 35 técnicos que atuarão como instrutores em seus municípios, reproduzindo o conhecimento adquirido para capacitar os técnicos municipais na função de entrevistadores do Cadastro Único.

Os participantes são dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Conceição da Barra, Marataízes, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim, Muniz Freire, Domingos Martins, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Colatina, Linhares, Vargem Alta e São Roque do Canaã.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Mais do que uma base de dados, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso das pessoas cadastradas a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para isso, é necessário garantir que os dados inseridos nos formulários de cadastramento, preenchidos pelos técnicos municipais, reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br