19/10/2016 09h28 - Atualizado em 19/10/2016 10h34

13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terá atividades em 12 municípios

Popularizar a ciência e contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores que façamdiferença na vida das pessoas. Esse é o objetivo da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Aabertura oficial da 13ª edição do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória, e reuniu autoridades, pesquisadores, professores e estudantes.

Na cerimônia, foram homenageadas pessoas e instituições que se destacaram durante o ano nasáreas de ciência, tecnologia e inovação, em seis categorias: Destaque em C&T, Destaque SetorPrivado, Instituição Pública, Instituição Privada, Jovens Cientistas e Homenagens Especiais em C&T.
 
Durante o discurso, o governador Paulo Hartung destacou que, diante a crise socioeconômica que opaís vivência, é necessário difundir a ciência e investir em atitudes para inovar e desenvolver oEstado. "Hoje celebramos coisas importantes em um momento difícil. É uma realidade dura no país,infelizmente, mas que precisamos enfrentar. Em uma hora destas, podermos apresentar políticaspúblicas que estão funcionando no Espírito Santo é extraordinário. Este é um trabalho coletivo com as instituições públicas e a sociedade", disse Hartung.
 
A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Camila Brandão, também destacou a importância do evento. “A expectativa é que a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia fique cada vez mais interiorizada, com ações nos quatro cantos do Espírito Santo, mostrando o que é a ciência e como a gente faz. Por isso convido todos a acompanharem nossa programação que vai até o dia 30 de novembro”, relatou a secretária.
 
O tema que move a 13ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é a “Ciência alimentando o Brasil”. Mais de 40 atividades estão sendo apresentadas em 12 municípios: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Alegre, São Mateus, Piúma, Divino São Lourenço, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Água Doce do Norte.
 
A expectativa é que mais de 80 mil pessoas conheçam as mais variadas atividades espalhadas pelo circuito da 13ª Semana. Toda a programação pode ser acompanhada no site www.semanact.es.gov.br
 
Alimentação
 
Ainda na solenidade de abertura da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia as Secretarias de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Saúde (Sesa), da Educação (Sedu), de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) assinaram uma portaria conjunta para “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho”. O secretário da Setades, Rodrigo Coelho, explica que o objetivo do documento é incentivar o fornecimento de alimentos menos processados, mais naturais e saudáveis, nos ambientes de trabalho e também nos serviços prestados pelas Secretarias.
 
“Esse é um incentivo à alimentação saudável e adequada nos nossos ambientes de trabalho, reforçando nosso objetivo em relação à segurança alimentar e nutricional. Nós, como Estado, precisamos dar o exemplo para os cidadãos e para as entidades da iniciativa privada. A portaria orienta que as compras institucionais deem preferência aos alimentos in natura, que são a base de uma nutrição saudável. Para isso, também fornecemos um Guia com orientações para a elaboração de refeições saudáveis nos ambientes institucionais”, reforça Coelho.
 
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia começou nessa segunda-feira (17) e vai até o dia 23 de outubro, no entanto, algumas atividades vão se estender até 30 de novembro.
 
Confira abaixo os vencedores de cada categoria:
DESTAQUE EM C&T
Alex Cardoso Bastos
DESTAQUE SETOR PÚBLICO
Renato Tannure Rotta de Almeida
DESTAQUE SETOR PRIVADO
Durval Vieira de Freitas
INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Projeto Unidade de Referência em Agroecologia (INCAPER Centro Serrano) Pesquisador Responsável Jacimar Luis de Souza
INSTITUIÇÃO PRIVADA
Universidade Vila Velha (UVV)
JOVENS CIENTISTAS
Kaio Alan Littike
André Buzeli Camponês
Orientador: Fabrício Mello F. Teixeira
Alexandre Mendonça Fernandes
Orientador: Gustavo Louzada Polonini Biccas da Silva
HOMENAGENS ESPECIAIS EM C&T
Breno Rodrigues Segatto
David Baião Nemer
FP&G (Fórum Petróleo e Gás)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard