Setades realiza ação contra o Trabalho Infantil na 3° ponte
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-ES) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, nesta terça-feira (27), a blitz Educativa Contra o Trabalho Infantil na descida da 3º ponte, em Vitória. O objetivo foi conscientizar, mobilizar e sensibilizar motoristas e passageiros sobre a luta em defesa da criança e do adolescente.
A Campanha global promove conscientização e ações para erradicar essa realidade injusta e proteger os direitos das crianças. Várias ações aconteceram pelo o Estado durante o mês em Combate ao Trabalho Infantil.
Na ação realizada na 3º ponte, os motoristas e passageiros foram abordados e receberam panfletos de sensibilização e foram orientados sobre o movimento.
O dia 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instruído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. Desde então, a OIT convoca a sociedade e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, as mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescentes Trabalhador.
O tema da campanha deste ano é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes". Chega junto para acabar com o trabalho infantil”. Buscando preservar a saúde e inocência da criança, livrando-os do trabalho infantil, e permitindo que desenvolvam todo o seu potencial para um futuro brilhante.
A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, ressaltou a necessidade de garantir a toda criança e adolescente o direito de ser criança: “Neste mês de combate ao trabalho infantil, queremos reforçar nosso compromisso em preservar a infância. O governador Renato Casagrande está determinado em erradicar essa prática e garantir que todas as crianças capixabas tenham acesso à educação. Lembre-se: lugar de criança é na escola, aprendendo, brincando e construindo um futuro brilhante. Contamos com seu apoio nessa causa tão importante.”
Como denunciar: Conselhos Tutelares, Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Delegacias Especializadas ou Comuns, Disque-Denúncia 181, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), PRF/191, Disque 100 e, em caso de emergência, ligue 190. (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br