01/12/2025 16h07 - Atualizado em 01/12/2025 16h10

Seminário debate emergências climáticas na Primeira Infância

Nesta segunda-feira (1º), foi realizado o Seminário Clima, Territórios e Infâncias: Justiça Socioambiental em Debate. O encontro foi desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), sendo realizado no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.
 
O seminário apresentou duas mesas para o debate com os temas “Mudanças climáticas e os impactos socioambientais sobre os mais vulneráveis” e “As crianças no centro da crise climática”, abordando como as mudanças climáticas afetam os mais desamparados e como prejudica o crescimento das crianças na primeira infância. Reunindo os gestores, técnicos e especialistas das áreas de assistência social, meio ambiente e educação para discutindo como a emergência climática afeta o desenvolvimento infantil e as desigualdades territoriais.
 
Com o objetivo de promover o diálogo intersetorial sobre os impactos da crise climática nos territórios e na Primeira Infância, incentivando a construção das políticas públicas voltadas à justiça socioambiental, equidade territorial e a proteção integral das crianças. Integrando as ações do Comitê Estadual pela Primeira Infância, que atua no fortalecimento da governança e do diálogo entre as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças capixabas.
 
“Um encontro como este é muito importante para debater como as crianças e a população em desigualdade se encontra no meio das mudanças climáticas. O seminário trouxe temas para abordar como os municípios e o governo devem atuar nesse momento”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo.
(Texto produzido com a colaboração de Lavínia Ramos).

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas 
(27) 3636-6803 
ana.freitas@setades.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard