17/11/2014 06h30 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Vitória recebe a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul

De hoje (17) até o próximo o dia 22 deste mês os capixabas poderão assistir no Cine Metropolis na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), aos filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.

Inspirada nos 50 anos do golpe civil-militar, a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul será realizada de 3 de novembro a 20 de dezembro nas 26 capitais e no Distrito Federal, e em 1.000 pontos culturais fora das capitais urbanas entre janeiro e março de 2015. O evento traz também outros debates acerca dos direitos humanos, com filmes que abordam temas como população LGBT e enfrentamento da homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direitos da pessoa com deficiência, entre outros. As sessões serão: “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”.

Com entrada franca, a 9ª Mostra exibe ao todo 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões que incluem audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Vitória é uma produção local da Horizonte Líquido Produções Culturais desde 2012.

A “Mostra Memória e Verdade” é uma das exibições voltadas ao golpe de 1964, abordando questões sobre a ditadura e os contornos políticos do período. Os documentários “Setenta” (2013), de Emilia Silveira Brasil, e “Cabra Marcado para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, estão entre as escolhas da curadoria.

A homenageada da 9ª edição do evento, a cineasta carioca Lúcia Murat, também segue o debate em torno dos anos de chumbo com um pequeno panorama de sua produção cinematográfica incluída na “Homenagem Lúcia Murat”. A convidada esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985. “O Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem”, opina Rafael de Luna Freire, coordenador da mostra.

A novidade que o evento traz em 2014 são filmes produzidos não só na América do Sul, como nos outros anos, mas também em países do Hemisfério Sul, como Egito e Jordânia. A “Mostra Competitiva” com 24 longas, médias e curtas-metragens, em que as plateias elegem os melhores filmes através de votação popular, é destaque na programação, assim como a “Sessão Inventar com a Diferença”. Esta sessão exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas do país que participaram do projeto “Inventar com a Diferença”, que levou cinema e direitos humanos para cerca de 300 escolas no primeiro semestre de 2014. O documentário “Pelas Janelas”, produzido por alunos da UFF a respeito do Inventar, também ganhará primeira projeção pública na sessão.

“Compreendendo que, para avançar na realização progressiva dos Direitos Humanos, é necessário aprofundar o debate. Esperamos que esta mostra contribua para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças”, aposta Ideli Salvatti, ministra da SDH/PR.

Serviço:
Vitória – ES - 17 a 22 de novembro
Local: Cine Metrópolis – UFES - Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras- (27) 3335.2376 | 2379
Facebook Vitória: https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanosvitoria
Site: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/
Facebook Nacional: https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanos?fref=ts
Página da Horizonte Líquido: https://www.facebook.com/horizonteliquido

Entrada Franca

Informações para a imprensa

Horizonte Líquido Produções Culturais (produção local):
Saskia Sá – (27) 99277 1727 – saskiasa@saskiasa.com.br
Mariana Preti – (27) 99604 9795 – marianapreti@gmail.com

Fotos em alta para baixar: http://imprensa.divulgaacao.com/ - Senha: cine
Assessoria de comunicação nacional:
Julia Casotti – (21) 99829-2129 – juliacnogueira@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard