17/09/2014 13h30 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Seminário pauta direitos das pessoas com deficiência

Os direitos da pessoa com deficiência estiveram em pauta na manhã desta quarta-feira (17), no 1º Seminário em Comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: Construindo Valores e Fortalecendo a Cidadania, realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória.
De acordo com o Censo 2010, há no Espírito Santo mais de 820 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Para este público, dentro da política pública de assistência social existem serviços e programas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garantem melhores condições de vida às pessoas com deficiência.

Em sua fala, a secretária Nilda Sartório destacou a construção coletiva de uma política para pessoa com deficiência. “Reafirmo que temos compromisso com essa parcela da população quando criamos, além de outras ações, um cofinancimento exclusivo para atendimento à pessoa com deficiência e quando avançamos no debate sobre as residências inclusivas, que ofertam métodos que oferece mais dignidade aos usuários.”

Para o melhor desenvolvimento dos serviços socioassistenciais ofertados às pessoas com deficiência, a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) repassa aos municípios capixabas o Piso variável de Média Complexidade e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop). Esses investimentos são empregados em diversas ações que visam melhores condições de vida e garantia de diretos através do acesso aos serviços públicos.

Assessoria de Comunicação – Seadh
Alessandro Gomes