11/12/2014 14h26 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Secretaria Nilda Sartorio presta contas ao Colegiado de Assistência Social

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, prestou contas dos últimos quatro anos de gestão da pasta socioassistencial ao Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), durante na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Casa dos Direitos em Vitória.

Durante seu discurso Nilda apresentou importantes resultados alcançados pela Secretaria como a criação da Gerência do Sistema Único de Assistência Social – Suas, a instituição da vigilância socioassistencial, a implantação do repasse de verbas aos municípios através da modalidade fundo a fundo – método direto e desburocratizado de transferência de recursos direto do fundo estadual para o fundo municipal – entrega de 34 Centros de Referencia de Assistência Social – Cras, projeto Bolsa Capixaba entre outros.

Além das realizações destes quatro anos, outras importantes ações que estão em andamento e que muito contribuirão para a melhoria dos serviços, foram apresentadas. Aos municípios foi informado que a compra dos Cras Móveis já está em processo de licitação. Também foi passado que para o próximo ano estão em andamento os processos para construção modular dos Centros de Referencia Especializado em Assistência Social - Creas e dos Cras. Além disso, a compra dos veículos para as equipes do programa Incluir também estão encaminhadas. A secretária ressaltou também que neste mesmo ritmo seguem a regionalização dos serviços da alta complexidade, como exemplo os abrigos para crianças e adolescentes, a implantação de residências inclusivas, o enfrentamento à violência contra a mulher entre tantas outras ações já pactuadas.

No âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional o Estado aponta importantes conquistas. 17 municípios capixabas aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, o Projeto de Produção Agroecologica Integrada e Sustentável – PAIS foi implantado em 18 cidades capixabas levando condições para uma alimentação saudável e geração de renda para mais de 540 famílias.

Com isso fica registrado o quanto a Política de Assistência Social cresceu no Espírito Santo. Resultado de um trabalho comprometido, desenvolvido com foco na melhoria constante dos serviços que são ofertados diariamente, em várias frentes, ao usuário.

Assessoria de Comunicação – SEADH
Alessandro Gomes