03/07/2014 15h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Seadh realiza seminário sobre proteção integral para pessoa idosa

A proteção integral para os idosos impossibilitados de permanecerem com seus familiares por questão de negligência. Esse foi o tema debatido nesta quinta-feira (03), durante o l Seminário Estadual de Proteção Social sobre o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seadh).

Durante a abertura, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartório, enfatizou o papel do Estado em promover encontros que fortaleçam o debate sobre a temática do idoso e destacou as importantes conquistas para este público. “Podemos destacar significativos avanços na política pública para pessoa idosa. Neste ano demos andamento ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa, previsto para iniciar efetivamente em 2015 e ampliamos nossos recursos para atendimento a este público tanto da média quanto da alta complexidade,” declarou Nilda.

O seminário foi realizado com o objetivo de traçar estratégias para o reordenamento do atendimento para a proteção social ao idoso oferecido pelas Casas Lares, tendo como público alvo técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas), profissionais das Instituições de Longa Permanência (os antigos asilos) e representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e de Defesa da Pessoa Idosa.

Normalmente, para garantir a integridade do idoso, é preciso que ele saia de sua residência e passe a viver em um abrigo onde recebe os serviços de alta complexidade. Atualmente, a Seadh reconhece 40 instituições de atendimento distribuídas em 33 municípios, que atendem 1.700 pessoas.

Para a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Augusta Scárdua, a realização do seminário com esta temática é a constatação de que o trabalho do conselho tem dado resultado e que vale muito todos os esforços.

O Seminário foi realizado pela Seadh em parceria com Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPPI), Centro de Apoio Civil e Cidadania do Ministério Público (CAAA-MP) com apoio do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – Seadh
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9.9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9.9859-6726
Texto: Flávia Pinheiro
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard