16/07/2014 06h22 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Seadh certifica mais de 300 alunos do CapacitaSuas

Durante a manhã desta terça-feira (15), cerca de 300 alunos entre gestores e técnicos estaduais, municipais e conselheiros de assistência social receberam seus certificados de conclusão dos cursos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas).

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa é coordenado no Espírito Santo pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) que em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV), instituição pedagógica credenciada pelo Governo Federal, realizou os três cursos no Estado.

Com os cursos ofertados, os alunos puderam se qualificar sobre a implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria, indicadores para diagnósticos e acompanhamento do Sistema e sobre a gestão financeira orçamentária do Suas.

O CapacitaSuas é um programa contínuo de treinamento e acompanhamento de trabalhadores do Suas de todo o Espírito Santo, que visa qualificar e motivar os seus servidores a prestarem melhores serviços e benefícios socioassistenciais aos usuários.

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartório, o CapacitaSuas é uma realização para a Seadh. “Buscamos muito o Capacita e hoje estamos aqui certificando esses alunos, profissionais que vão aplicar na ponta junto aos usuários, todo o conhecimento adquirido para melhor desenvolver os serviços socioassisteciais. Estamos construindo o Suas e trabalhando insistentemente para seu aprimoramento.” Declarou Nilda.
Durante a cerimônia, a gestora do CapacitaSuas pela UVV, Marly Imperial, deixou clara a sua satisfação da fusão da Universidade com o programa. “A Universidade queria muito participar das políticas de Assistência Social do Estado, por isso nos credenciamos para ser um dos locais para hospedar o Capacita. Vimos que o projeto era muito estruturado e que nossos professores poderiam adquirir ainda mais experiência participando do programa,” conta Imperial.

O Programa já era muito esperado pelos municípios e ajudou com que os alunos adquirissem uma nova experiência. “Durante as aulas há uma troca entre todos os profissionais das áreas. Aprendi muito e me reciclei com o curso,” diz Jessé Calote, Assistente Social do Cras de Santa Maria de Jetibá.

Inicialmente o Programa atende apenas técnicos, gestores e conselheiros dos Suas, mas a proposta é estender o projeto a todos os trabalhadores das instituições da assistência social.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação – Seadh
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9.9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9.9859-6726
Texto: Flávia Pinheiro
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard