19/11/2014 15h26 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Realizado em Vitória encontro sobre as relações entre a Assistência Social e os Sistemas de Justiça

Vitória foi sede nesta quarta-feira (19) do 4º Encontro Regional do Projeto Pensando o Direito: as relações ente o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema de Justiça, promovido pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Justiça (MJ).

O 4º encontro, realizado no Ministério Público do Espírito Santo, voltado para assistentes sociais, psicólogos e servidores dos Sistemas de Justiça da região Sudeste, teve como objetivo identificar os principais pontos de tensão entre os agentes do Sistema de Justiça e do Suas na vivência da assistência social, visando a melhor compreensão dos papéis desempenhados pelos atores de ambos os sistemas e o melhoramento no fluxo de informações e encaminhamento de demandas.
Durante a abertura, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, ressaltou a importância de se debater esse tema. “Esse assunto é muito pertinente, tanto que tem sido debatido em vários encontros da política de assistência social. Estamos no caminho certo, mas ainda é preciso avançar mais neste dialogo institucional entendendo, aceitando e respeitando o papel de cada área,” declarou a secretária.

Ainda na abertura, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ana Paula Costa, apresentou os dados da pesquisa que coordenou sobre o Panorama Normativo e Jurisprudencial dos Direitos Socioassistenciais e sua Relação com o Sistema de Justiça.

Participaram do evento a representante da Secretaria Nacional de Assistência Social; Telma Maranho, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo; André Cazotti, o promotor de justiça da comarca de Domingos Martins; Evaldo Teixeira e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo; Cintia Grilo.

Assessoria de Comunicação – SEADH
Alessandro Gomes