17/11/2014 13h28 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Prorrogado para 24/11 o prazo para entrega de dados do Censo Suas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até o dia 24/11 o prazo para que os coordenadores dos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras), Centros de Referencia Especializados em Assistência Social (Creas), Centros Pop e Unidades de Acolhimento além dos gestores municipais e dos Conselhos enviem os dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2014.
Para os gestores pelos Centros de Convivência, Conselhos e Gestão Municipal e Estadual, o prazo se estende até 28 de novembro, e as retificações poderão ser feitas entre os dias 1º e 5 de dezembro.

A coleta desses dados tem como objetivo levar para os estados e municípios como está a organização dos equipamentos de assistência social e dos serviços prestados e ajudar os gestores no planejamento e controle das ações.

Preenchimento

Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas após acessar o sistema pelo endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

A orientação é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema.

O não preenchimento do Censo Suas pelo município pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos.

Em caso de dúvidas, deve-se buscar informações com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), ou com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

Assessoria de Comunicação - Seadh
Alessandro Gomes