03/10/2014 11h24 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Observatório da Mídia da Ufes promove oficinas de capacitação em direitos humanos

O evento, destinado a jornalistas, estudantes de comunicação e militantes, será realizado em quatro cidades capixabas e tem programação totalmente gratuita.

Estão abertas as inscrições para as oficinas do projeto de Capacitação de jornalistas para o respeito e a promoção dos direitos humanos. São oferecidas 125 vagas para jornalistas profissionais, 50 para estudantes universitários e 25 para militantes em Direitos Humanos. Os objetivos são debater o papel social do Jornalismo junto à sociedade, problematizar a atual cobertura midiática e promover uma cultura de direitos humanos por meio da imprensa.

Os seminários serão realizados nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Vitória, entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Serão quatro dias de oficinas divididos em dois módulos, com horários que variam nas sextas-feiras de 18h às 22h e aos sábados, de 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 17 de setembro e 06 de outubro pelo site: www.jornalismodireitoshumanos.wordpress.com.

A iniciativa do grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência da Ufes é proporcionar um espaço para debater criticamente o papel social da mídia e os direitos humanos. As oficinas serão um efetivo instrumento de diálogo entre estudantes, jornalistas e militantes que desejam trocar experiências e informações, analisar violações de desrespeito às minorias na imprensa e discutir uma cultura de respeito aos direitos humanos. Além disso, esta ação colaborará para a formação dos estudantes e profissionais que já estão no mercado, uma vez que integrarão atividades de ensino, pesquisa e o convívio com profissionais de imprensa.

O projeto é uma parceria com a Subsecretaria Estadual de Direitos Humanos e o Sindicato dos Jornalistas, inserido em um edital do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos - Proext 2014 -, estando diretamente ligado aos princípios do III Programa Nacional de Direitos Humanos: “Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos”.

A inscrição e a relação completa das datas, locais e horários das oficinas, além de um material de leitura sobre Mídia e Direitos Humanos, estão disponíveis no site www.jornalismodireitoshumanos.wordpress.com

Vitória
Grupo A:
10 e 11 de outubro
28 e 29 de novembro
Local: Ufes (campus Goiabeiras)

Grupo B:
13, 14 e 15 de outubro
24 e 25 e 26 de novembro
Local: Ufes (campus Goiabeiras)

Cachoeiro de Itapemirim
30 de outubro e 01 de novembro
05 e 06 de dezembro

Local: Polo Ne@ad/UAB (Rod. ES 482, Km 5)

Colatina
06 e 07 de novembro
19 e 20 de dezembro

Local: Polo Ne@ad/UAB (Praça Sol Poente)

São Mateus
21 e 22 de novembro
12 e 13 de dezembro

Local: Ceunes (Rod. BR 101, Km 60)

Serviço:

Oficinas de Capacitação de jornalistas para o respeito e a promoção dos direitos humanos
Público alvo: Jornalistas, estudantes de comunicação e militantes.
Inscrições: Gratuitas pelo site do evento
Mais informações e inscrições: www.jornalismodireitoshumanos.wordpress.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard